Bioestimuladores

Os bioestimuladores do colágeno, como Sculptra (Acido Polilático) e Radiesse (Hidroxiapatita de Cálcio), são substâncias biocompatíveis e biorreabsorvíveis. Quando aplicadas na pele, não apenas preenchem como produzem reações que estimulam a produção de colágeno.

O tratamento com bioestimuladores é indicado para flacidez. Inclusive, com bons resultados para tratar a flacidez pós-gestação e pós grandes perdas de peso. 

O procedimento é realizado através de injeções com agulhas finas ou cânulas. Entre os locais de aplicação, estão: face, abdome, glúteo, braços e pernas. com o objetivo de melhorar a flacidez e a firmeza da pele.

Atualmente, os dois principais bioestimuladores do colágeno utilizados são o Sculptra e o Radiesse.

Bioestimuladores: Sculptra e Radiesse® 

Sculptra (Ácido Polilático)

O Sculptra favorece a neocolagênese, ou seja, ele promove a formação de novas fibras colágenas nas áreas onde ele é injetado, após 30 a 60 dias da aplicação. Podem ser realizadas de 2 a 5 aplicações, com intervalo de 4 a 6 semanas. Pode ser aplicado nos glúteos, parte interna das coxas e braços, áreas classicamente difíceis de serem tratadas com os aparelhos tradicionais para flacidez.

  • Abdome: aumenta a firmeza da pele e ajuda as mulheres a se recuperarem no período pós-gestacional. Dessa forma, auxilia no tratamento do umbigo “triste”.
  • Coxas: melhora a flacidez e a aparência da pele. Deixa-a mais lisa e sem os famosos furinhos da celulite na parte interna nas coxas.
  • Glúteos: excelente para corrigir desníveis e flacidez. Para quem sofre com celulite, este tratamento também melhora significativamente o aspecto da pele.
  • Rosto/face, colo e mãos: ótima opção para diminuir rugas. Como estimula a produção de colágeno novo, a pele torna-se mais viçosa e recupera a boa textura.

Em geral, os resultados do Scupltra já podem ser percebidos em cerca de 30 dias após a segunda sessão.

Radiesse® (Hidroxiapatita de Cálcio)

O Radiesse é um injetável com efeito preenchedor. Devido ao seu gel matriz com microesferas de hidroxiapatita de cálcio (substância já existente em nosso organismo), proporciona uma correção imediata. 

Uma peculiaridade deste produto é que promove a estimulação de colágeno melhorando não apenas a volumetria da região tratada, mas também trará um efeito lifting de contorno e a melhora na qualidade da pele na região.

Cada substância tem suas peculiaridades. No caso da hidroxiapatita de cálcio, é muito indicada, principalmente, para preenchimento em planos profundos. Assim, é utilizada para aumento e projeção da região malar (maçã do rosto), contorno mandibular e projeção do mento (queixo). Além disso, seu uso pode ser associado ou não ao uso de lasers para o rejuvenescimento das mãos. Recentemente, vem sendo aplicado para volumização e melhora da flacidez corporal na região glútea, com excelentes resultados.

O Radiesse é injetado delicadamente na pele. Geralmente, em pequenas quantidades, com uma agulha muito fina ou com cânula. Essa injeção produz um efeito imediato e visível. Porém, com melhores resultados após 3 semanas. Normalmente, são necessárias duas aplicações. Apenas em casos extremos, onde a pele se encontra muito envelhecida, é que uma terceira aplicação é feita, 30 dias depois.

O tempo de permanência no organismo gira em torno de 18 meses. Por isso, entre os bioestimuladores de colágeno, o Radiesse é considerado um preenchedor de média duração.

 

Se você tem dúvidas sobre o melhor tratamento para a sua pele, agende uma consulta dermatológica. Na Clínica Carreirão, os procedimentos dermatológicos são indicados de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente.  
 
Entre em contato conosco e agende sua consulta com a Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 | RQE 14991), Médica Dermatologista.