Microagulhamento ou Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA)

O que é e para que serve o Microagulhamento?

O Microagulhamento ou Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA) consiste em produzir múltiplas pequenas perfurações na pele com objetivo de estimular a produção de colágeno ao restaurar a pele danificada. Como não há retirada da camada superficial da pele, a recuperação após procedimento é rápida. Além disso, há menor risco de manchas (hiperpigmentação) ou cicatrizes. Contudo, para que os resultados sejam efetivos, é importante que a técnica seja bem aplicada.

O procedimento de microagulhamento é estéril. Assim, é totalmente limpo e livre de bactérias. Em alguns casos, para potencializar o tratamento, podem ser utilizadas medicações durante as aplicações, chamado de drug delivery.

Logo após o procedimento, a área tratada fica avermelhada, com pouco de inchaço. Geralmente, tais manifestações persistem por 1 a 2 dias, a depender do tipo de tratamento que foi realizado. Contudo, no tratamento para cicatriz de acne, é necessário um procedimento mais intenso e mais sessões. Assim, o tempo de recuperação tende a ser maior.

Indicações:

O Microagulhamento ou Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA) tem uma ampla indicação. Entre elas, temos:

 
Se você tem dúvidas sobre o melhor tratamento para o seu caso, agende uma consulta. Na Clínica Carreirão, os procedimentos dermatológicos são indicados de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente.  
 
Entre em contato conosco e agende sua consulta com a Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 | RQE 14991), Médica Dermatologista.