+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Toxina Botulínica: por que está durando menos?

por | 1/09/2020 | Blog, Dermatologia

A toxina botulínica é um paralisante muscular. Essa substância bloqueia os sinais nervosos que estimulam a contração dos músculos. 

“A toxina botulínica é indicada para suavizar as rugas causadas pelos movimentos que fazemos com o nosso rosto. Estas são as chamadas rugas dinâmicas.” – Dra. Marcela Camera Carreirão, Médica Dermatologista (CRM/SC 18545 – RQE 14991).

Entre os problemas que podem ser tratados, estão:

  • Pés de galinha
  • Rugas na testa
  • Ruga da braveza
  • Bruxismo
  • Hiperidrose
  • Rugas no pescoço

Como funciona a toxina botulínica?

O estímulo de contração dos músculos que provoca as rugas dinâmicas é enviado pelo cérebro. Esse sinal passa pela medula espinhal, pelos nervos e chega até a junção neuromuscular. Nessa região, o estímulo nervoso provoca a liberação de uma substância chamada acetilcolina. É essa substância que faz os músculos contraírem.

“A toxina botulínica bloqueia a liberação da acetilcolina. Sem acetilcolina, os músculos não conseguem realizar a contração muscular. No curto prazo, as rugas dinâmicas são suavizadas pelo efeito direto da toxina botulínica. No longo prazo, os músculos da face perdem força (atrofiam) e as marcas de expressão também são suavizadas.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.

É por esse motivo que o tratamento tem um caráter preventivo. Quanto antes ele for realizado, de acordo com a periodicidade determinada, melhores os resultados. 

Duração da Toxina Botulínica

De forma geral, os efeitos da toxina botulínica começam a ser sentidos entre 48h e 72h após a aplicação. Já o pico de paralisação muscular acontece entre a segunda e terceira semanas seguintes. 

“O pico de paralisação muscular permanece por cerca de 3 meses. É o que chamamos de platô. Após isso, os efeitos da toxina botulínica começam a reduzir aos poucos. Em 6 meses, a substância é absorvida pelo corpo e perde totalmente o efeito.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.

Efeitos mais Curtos

No entanto, existem alguns fatores que podem encurtar a duração dos efeitos da toxina botulínica. Alguns deles dependem da técnica utilizada ao realizar o tratamento. Já outros variam de acordo com o organismo e estilo de vida do paciente.

Entre os principais, podemos citar:

  • Marca escolhida: a duração dos efeitos pode variar de acordo com a qualidade do produto escolhido.
  • Diluição no preparo: quanto menor a concentração de toxina botulínica aplicada, menos duradouros tendem a ser os seus efeitos.
  • Dose aplicada: assim como a diluição, quanto menor a dose aplicada, menores os efeitos.
  • Técnica utilizada: é preciso que o médico dermatologista responsável aplique-a da forma correta, para que os resultados sejam mais duradouros.
  • Utilização de drogas e remédios: o uso de algumas substâncias durante o tratamento pode reduzir a duração dos efeitos da toxina botulínica.
  • Metabolismo: em pessoas com o metabolismo acelerado, os efeitos da toxina botulínica podem durar menos. O mesmo se aplica à pessoas que praticam exercícios físicos em grande quantidade.
  • Estilo de vida inadequado: pessoas que se expõem demasiadamente ao sol, que fumam e possuem um estilo de vida pouco saudável sentem menos os efeitos do tratamento.
  • Resistência à toxina botulínica: algumas pessoas podem desenvolver resistência à substância. Esses casos são mais comuns em pacientes que não respeitam o intervalo mínimo entre as aplicações. Dessa forma, o corpo tende a desenvolver uma resistência imunológica à proteína presente em muitas marcas do produto.

Boas Práticas no Tratamento

Para que os efeitos do tratamento sejam realmente duradouros, ele deve ser realizado periodicamente, com foco no longo prazo. Quanto antes os pacientes iniciarem o tratamento, melhores os resultados.

“O recomendado é que o paciente se informe junto ao seu dermatologista sobre a marca do produto, a quantidade, concentração e técnica utilizada. Da mesma forma, é muito importante informar ao médico sobre o seu estilo de vida, drogas e remédios que esteja utilizando.” – Dra. Marcela Camera Carreirão, Médica Dermatologista (CRM/SC 18545 – RQE 14991).

Faça o seu tratamento com toxina botulínica com qualidade e segurança. Aqui na Clínica Carreirão, os procedimentos dermatológicos são indicados de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente. Se precisar de ajuda, conte conosco!

Sobre o Autor

Marcela Carreirão
Marcela Carreirão
Formada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista, a Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 RQE 10574 e RQE14991) é especialista em Dermatologia pelo Instituto Superior de Medicina Dermatológica de São Paulo e especialista em Cirurgia Facial, Otorrinolaringologia pelo Hospital Paulista.

Possui título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); título de especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL CCF) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), membro titular da Academia Americana de Dermatologia (AAD), membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!