Tratamento de Acne e Cicatrizes de Acne

Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Muito frequente na fase da adolescência, também acomete adultos, principalmente mulheres. Quem tem acne não deve nunca manipular (“cutucar, espremer”) as lesões. Isso pode levar à infecção, inflamação e formação das cicatrizes. Além disso, o tratamento da acne deve ser realizado o mais precocemente possível para evitar a formação de cicatrizes com o passar do tempo.

Como é o tratamento de Acne?  

Entre as opções de tratamento de acne, há a terapia local, via oral ou a combinação de ambas. Contudo, o tratamento é definido de acordo com a gravidade e a localização das lesões, além das características individuais de cada paciente.

Nas formas leves, o tratamento de acne pode ser apenas local, com inúmeros produtos existentes no mercado ou manipulados. Porém, quando o quadro não evolui bem, o tratamento por via oral é associado. 

Nesses casos, geralmente são utilizados antibióticos específicos. O tratamento com antibiótico oral deve ser feito por, no máximo, três meses, em um ou até três ciclos. O tratamento hormonal, com anticoncepcionais orais, pode ser útil para algumas mulheres, desde que não existam contraindicações. Quando não há uma boa resposta aos tratamentos e se percebe uma tendência para formação de cicatrizes, pode vir a ser indicado o tratamento com isotretinoína oral. Essa medicação pode também ser indicada quando a acne causa um importante impacto negativo na qualidade de vida do paciente.

Contudo,  a isotretinoína oral é absolutamente contraindicada quando há possibilidade de gravidez, pois pode causar danos graves ao feto. Os efeitos colaterais mais comuns dessa substância são: ressecamento dos lábios, nariz, olhos, pele do corpo; aumento do colesterol, triglicerídeos e enzimas hepáticas. Portanto, são necessários exames de sangue antes e durante o tratamento.

Procedimentos Dermatológicos no Tratamento de Acne

Procedimentos que ajudam no controle da acne e tratam as cicatrizes são:

Orientações Gerais para Pele com Acne 

Algumas ações simples podem ajudar bastante no tratamento da acne. Entre elas, não manipular as lesões e utilizar proteção solar. A limpeza de pele, quando indicada pelo dermatologista e bem executada por esteticista treinado, pode ser um ótimo complemento do tratamento de algumas formas de acne. Contudo, nunca uma limpeza de pele feita por leigos pode ser considerada uma forma de tratamento.

 

Se você tem dúvidas sobre o melhor tratamento para o seu caso, agende uma consulta. Na Clínica Carreirão, os procedimentos dermatológicos são indicados de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente.  

Entre em contato conosco e agende sua consulta com a Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 | RQE 14991), Médica Dermatologista.