Tratamento de Estrias

Antes de falarmos sobre as opções de tratamento das estrias, é importante sabermos o que são e o que causam essas condições que costumam incomodar muitas pessoas.

O que são e quais as causas das estrias?

As estrias são cicatrizes formadas pelo rompimento das fibras elásticas e colágenas da pele (responsáveis por dar firmeza a esse tecido). Assim, podem aparecer tanto em homens quanto em mulheres. 

Geralmente, as estrias costumam surgir nas nádegas, coxas, abdome e costas devido a estiramentos excessivos e abruptos na pele. Por isso, entre as situações que costumam causar as estrias, estão:

      • Gravidez;
      • Obesidade e anorexia nervosa;
      • Crescimento rápido durante a puberdade;
      • Aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos;
      • Colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas, por exemplo);
      • Uso prolongado de corticosteróides tópicos, orais ou injetáveis.

Tratamento de Estrias

Em geral, o tratamento de estrias pode ser realizado de forma isolada ou associando diferentes técnicas. Para isso, no entanto, o acompanhamento do Médico Dermatologista é fundamental. 

Nesse contexto, o tratamento de estrias pode envolver o uso de:

Resultados dos Tratamentos

Os resultados do tratamentos de estrias dependem muito da fase em que eles são realizados. Assim, o ideal é que os pacientes façam o tratamento assim que as estrias surgirem, enquanto elas ainda são recentes e rosadas. Dessa forma, logo após a gravidez ou ao implante de próteses mamárias, por exemplo. Por outro lado, na fase tardia, as estrias passam a ter uma coloração esbranquiçada e são muito mais difíceis de serem eliminadas.

 

Se você tem dúvidas sobre o melhor tratamento de estrias, agende uma consulta. Na Clínica Carreirão, os procedimentos dermatológicos são indicados de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Entre em contato conosco e agende sua consulta com a Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 | RQE 14991), Médica Dermatologista.