Tratamento da Fratura Nasal
Um dos motivos que levam à realização de uma cirurgia no nariz é a fratura nasal. Como os ossos nasais estão localizados na parte central da face, é o osso mais comumente fraturado dessa região.
Um nariz quebrado pode alterar significativamente sua aparência. Além disso, a fratura no nariz também pode dificultar a respiração. Assim, a cirurgia pode ser necessária para a correção de desvios e deformidades causadas pelas fraturas nasais.
Problemas Decorrentes de uma Fratura no Nariz
A fratura nasal decorrente de trauma geralmente causa sangramento nasal, inchaço e obstrução nasal (“nariz entupido”). Dependendo do grau da fratura, pode ocorrer inchaço e equimose (roxo), geralmente ao redor de um dos olhos.
A lesão pode afetar tanto o osso como as cartilagens do nariz e do septo nasal. Do trauma sobre o septo nasal pode ocorrer um acúmulo de sangue entre a cartilagem e a mucosa do nariz, caracterizando um hematoma septal. Este deve ser prontamente tratado para evitar sequelas provocadas pela perda/reabsorção da cartilagem do septo.
O que fazer diante de uma fratura nasal?
Durante a avaliação do paciente com suspeita de fratura nasal, o otorrinolaringologista irá examinar não apenas o seu nariz, mas também as áreas circundantes. Dessa forma, avaliará também os olhos, mandíbula e dentes, e vai procurar sinais de contusões, lacerações e inchaço. Eventualmente, será solicitado um exame de imagem (geralmente uma tomografia computadorizada). Isso pode ajudar a identificar outras fraturas faciais.
Tratamento
Caso seu nariz esteja fraturado, mas não fora de posição, você talvez não precise de tratamento específico. Em alguns casos, é necessário apenas curativo protetor e cuidado extra para evitar novo trauma sobre a região do nariz.
No caso de fratura nasal significativa, há necessidade de reposicionamento. O procedimento poderá ser realizado através de anestesia local e sedação ou com anestesia geral, dependendo de cada caso. Neste procedimento, eventuais alterações do septo nasal poderão ser corrigidas. Neste caso, é necessária a imobilização do nariz com um plástico termomoldável (Aquaplast) após o tratamento. Geralmente, a imobilização é retirada após 7 dias