Tratamento da Fratura Nasal

Correção de desvios e deformidades causadas por fraturas nasais

Os ossos nasais estão localizados na parte central da face. Este é um dos motivos de ser ele o osso mais comumente fraturada na região da face. Um nariz quebrado (fratura nasal) pode alterar significativamente sua aparência. Ele também pode dificultar sua respiração através do nariz.

A fratura nasal decorrente de trauma geralmente causa sangramento nasal, inchaço e obstrução nasal (“nariz entupido”). Dependendo do grau da fratura pode ocorrer inchaço e equimose (roxo) ao redor geralmente de um dos olhos. A lesão pode afetar tanto o osso como as cartilagens do nariz e do septo nasal. Do trauma sobre o septo nasal pode ocorrer um acúmulo de sangue entre a cartilagem e a mucosa do nariz, caracterizando um hematoma septal. Este deve ser prontamente tratado para evitar sequelas provocadas pela perda/reabsorção da cartilagem do septo.

Se você sofreu um trauma nasal, é importante consultar imediatamente um otorrinolaringologista para verificar se há fratura nasal ou sinal de hematoma septal. No caso das fraturas, caso você demore mais de duas semanas para corrigir o defeito, você provavelmente vai ter de esperar vários meses antes de seu nariz poder ser cirurgicamente reparado de forma correta.

Se não tratado, o nariz quebrado pode deixar você com uma aparência indesejável, bem como dificuldade permanente de respirar pelo nariz.

Durante a avaliação do paciente com suspeita de fratura nasal, o otorrinolaringologista irá examinar não apenas o seu nariz, mas também as áreas circundantes, incluindo os olhos, mandíbula e dentes, e vai procurar sinais de contusões, lacerações e inchaço. Eventualmente será solicitado um exame de imagem (geralmente uma tomografia computadorizada). Isso pode ajudar a identificar outras fraturas faciais.

TRATAMENTO

Caso seu nariz esteja fraturado, mas não fora de posição, você talvez não precise de tratamento específico, apenas curativo protetor e cuidado extra para evitar novo trauma sobre a região nasal. No caso de fratura nasal significativa onde há necessidade de reposicionamento, este poderá ser realizado através de anestesia local e sedação ou anestesia geral, dependendo de cada caso. Neste procedimento, eventuais alterações do septo nasal poderão ser corrigidas. Neste caso é necessária a imobilização do nariz com um plástico termomoldável (Aquaplast) após o procedimento, sendo este retirado geralmente após 7 dias.