+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Artigo sobre Rejuvenescimento Facial – Revista Maison de la Sante

por | 15/10/2017 | Blog

O processo natural de envelhecimento da face leva ao aparecimento de rugas, sulcos e irregularidades na pele. Este fenômeno ocorre devido a perda de volume de componentes da face (gordura, ossos, água), e da redução da capacidade do organismo de produzir colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. Além disso, fatores como alimentação, tabagismo, exposição ao sol, qualidade de vida, genética e sedentarismo também podem acelerar o processo de envelhecimento. Os tratamentos para rejuvenescimento da face podem seguir diversas linhas, conforme necessidade de cada paciente. Lembrando que  o processo de envelhecimento é multifatorial, ou seja, é o resultado de diversos fatores que somados trazem o aspecto envelhecido à face; seu tratamento também requer uma abordagem ampla. Geralmente há necessidade de se combinar diferentes tipos de procedimentos que corrijam cada um dos fatores causadores do envelhecimento facial (flacidez de pele, perda de volume da face, etc.)

A perda de volume em determinadas áreas da face é um dos principais fatores causadores do envelhecimento facial. Dessa forma, o preenchimento e volumização dessas áreas com ácido hialurônico está indicado para tratar as rugas mais profundas e visíveis mesmo com o rosto em repouso. O tratamento funciona reestruturando as formas e contornos de forma sutil, sem perder a naturalidade. Recentemente desenvolvida, a técnica chamada MD codes, no qual utiliza-se injeção de ácido hialurônico em pontos específicos da face, é capaz de trazer um efeito lifting suave, projetando os malares (“maçãs do rosto”), causando um efeito “top model look”, melhorando alguns ângulos da face e deixando-a mais atraente.

A toxina botulínica é utilizada para suavizar as rugas visíveis principalmente quando fazemos alguma expressão facial. Injetada diretamente no músculo responsável pela formação dessas rugas de expressão, a toxina botulínica provoca um relaxamento temporário desses músculos, suavizando a aparência da face, devolvendo um ar mais descansado e rejuvenescido. É indicada também de forma preventiva, pois a diminuição dos movimentos desses músculos de forma precoce evita a formação das rugas mais profundas com o passar do anos.

Outra opção de tratamento são os Lasers. Dependendo do tipo de pele e do laser utilizado (ablativos fracionados) podem atingir a camada mais superficial e profunda da pele. O método ameniza manchas e vasos, melhora a textura e contrai os poros da pele, deixando-a mais viçosa; além de estimular a formação de colágeno, prevenindo e tratando ruguinhas. Quando associado ao método “drug delivery”, no qual são aplicadas substancias ativas manipuladas logo após o laser, o resultado alcançado é ainda melhor.

Os fios absorvíveis e de sustentação, tem a função de bioestimular a pele, tonificando-a. Da mesma forma, seu estímulo mecânico estimula fibroblastos a produzir colágeno, devolvendo firmeza, elasticidade e brilho à pele da face com efeito lifting suave.

O importante é entender que o processo de envelhecimento da face é multifatorial e por isso o tratamento requer diferentes procedimentos para se obter um resultado satisfatório, sempre individualizado com as necessidades de cada paciente. Além disso, uma vida saudável com dieta equilibrada, suplementação de vitaminas, uma pele hidratada e uso diário de protetor solar também são fundamentais. O objetivo é atenuar os sinais do tempo, proporcionando resultados naturais, rejuvenescendo-a e aumentando a autoestima do paciente.

Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!