+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Rinoplastia ou rinomodelação? Entenda as diferenças e características dos procedimentos

por | 23/02/2023 | Nariz

É muito comum encontrar pessoas que não estão satisfeitas com o nariz, seja por uma questão estética, como o formato e o tamanho, ou funcional. Com a evolução da medicina, as opções de procedimentos estéticos se diversificaram, tanto os cirúrgicos quanto os não cirúrgicos. Entre os procedimentos em alta, dois se destacam: a rinomodelação e a rinoplastia. 

A rinomodelação ficou conhecida por ser um procedimento estético de preenchimento, muito buscada por pessoas que desejam uma maior harmonia facial sem precisar passar por uma cirurgia. Alguns confundem essa possibilidade com a rinoplastia, este sim um procedimento cirúrgico. A rinoplastia modela o nariz, mas também pode ser indicada para além da estética, melhorando a respiração de pacientes com problemas funcionais. Para atingir bons resultados e evitar complicações, é fundamental saber a diferença entre eles e consultar um médico especialista, que poderá avaliar o seu caso e orientar sobre os prós e contras da rinomodelação e da rinoplastia.

O que é a Rinomodelação? 

A Rinomodelação é uma alternativa não cirúrgica para quem deseja realizar pequenas correções estéticas no nariz. O procedimento consiste no preenchimento, normalmente com ácido hialurônico, de regiões do nariz, com o objetivo de harmonizar a estrutura e melhorar sua aparência. Portanto, na rinomodelação, as assimetrias são corrigidas com a aplicação de volume. Além disso, a rinomodelação tem caráter provisório, pois após a reabsorção do ácido hialurônico com o tempo, o nariz tende a retornar ao formato original. 

Ela não é indicada para quem deseja, de forma geral, reduzir medidas, corrigir as narinas ou baixar a ponta do nariz. Além disso, a rinomodelação é exclusivamente estética. Ela não tem a capacidade de melhorar a função respiratória. Nestes casos, a opção considerada é a rinoplastia.

Para atingir bons resultados, é fundamental que seja feita por um especialista capacitado e com experiência, pois, os riscos, apesar de raros, podem acontecer. 

O que é a Rinoplastia?

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz, um procedimento que permite fazer alterações mais significativas. A cirurgia busca remodelar a estrutura nasal e conta com diferentes técnicas, que são escolhidas de acordo com o histórico do paciente e seus objetivos.

Pode ser indicada para fins exclusivamente estéticos, como também funcionais. Para quem deseja remodelar o nariz de forma definitiva e possui problemas respiratórios, causados por desvio de septo e/ou hipertrofia dos cornetos por exemplo, o ideal é realizar a parte estética e funcional no mesmo procedimento. 

Rinoplastia X Rinomodelação 

Enquanto a rinoplastia é uma cirurgia corretiva, com o objetivo de melhorar a forma do nariz em relação ao rosto e aumentar a funcionalidade da respiração, a rinomodelação apenas preenche áreas do nariz para uniformizar possíveis assimetrias.

Portanto, o resultado de uma rinomodelação não é permanente: o paciente perde os benefícios estéticos a partir da absorção do ácido hialurônico pelo organismo. 

Indicações 

A Rinomodelação é indicada para casos muito específicos, principalmente porque, na maioria das vezes, os pacientes procuram diminuir o tamanho do nariz e o preenchimento não é capaz de oferecer este resultado. 

O procedimento é indicado para casos, como:

  • Elevar discretamente a ponta do nariz;
  • Corrigir pequenas assimetrias entre os dois lados do nariz;
  • Correção da giba nasal pouco elevada (dorso do nariz), naqueles casos em que a raiz nasal é baixa, suavizando o perfil do nariz; 
  • Pequenas correções/retoques pós rinoplastias cirúrgicas.

Dependendo do caso, a indicação cirúrgica é necessária. Por exemplo, em caso de grandes assimetrias, algumas alterações da ponta e desvios de septos associados.

A cirurgia plástica do nariz (rinoplastia) é indicada para:

  • Melhorar o contorno nasal.
  • Giba nasal muito elevada;
  • Ponta globosa (em formato de “bolinha”)
  • Narinas largas
  • Patologias associadas como desvio do septo nasal, sinusite crônica e hipertrofia dos cornetos nasais e adenoide;
  • Traumas no nariz;
  • Narinas desproporcionais; 
  • Melhorar o contorno nasal.

Riscos e complicações da rinomodelação

No caso da rinomodelação, é fundamental avaliar a aparência do local após a aplicação, pois as alterações na pele e vasos sanguíneos podem ser um sinal do início de uma possível complicação. Embora raros, nos casos mais graves, a realização inadequada do procedimento pode levar a necrose da pele, como ocorreu recentemente com o cantor Naldo Benny. Este é um dos motivos pelo qual é indicado realizar a rinomodelação com um profissional médico capacitado (dermatologista, otorrinolaringologista ou cirurgião plástico), já que o domínio da técnica e da anatomia são fundamentais para a segurança do procedimento. Estes profissionais possuem o conhecimento necessário para detectar e tratar possíveis complicações precocemente. 

Além disso, é muito importante observar qual o tipo de produto que está sendo utilizado na rinomodelação. Somente produtos absorvíveis, como o ácido hialurônico, são indicados. Produtos inabsorvíveis, como polimetilmetacrilato (PMMA) ou fios, são contraindicados no nariz, pois aumentam significativamente as chances de complicações.

Avaliação multiprofissional 

Uma cirurgia ou procedimento bem feito pode transformar a vida do paciente. Quem passa por todas as etapas com segurança, profissionalismo e responsabilidade pode desfrutar dos benefícios do procedimento na saúde, qualidade de vida e na autoestima. 

Na Clínica Carreirão, contamos com uma equipe multidisciplinar: o Dr Waldir Carreirão Neto, nosso Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face, com atuação focada em Rinoplastias Cirúrgicas, e a Dra. Marcela Camera Carreirão, médica dermatologista. Ambos avaliam cada caso e podem fazer o planejamento da Rinomodelação ou da Rinoplastia de forma precisa, segura e individualizada. 

Clique aqui e marque a sua consulta!

Sobre o Autor

Waldir Carreirão
Waldir Carreirão
O Dr. Waldir Carreirão (CRM/SC 10892 RQE 8167) possui Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB).

Também realizou Complementação Especializada (Fellowship) em Cirurgia Plástica Facial e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

É Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico Otorrinolaringologista no Hospital Universitário da UFSC. Sua área de atuação dentro da Otorrinolaringologia possui Ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!