Tratamento de Olheiras

Para um tratamento de olheiras efetivo, é importante conhecer primeiro a causa do problema. Geralmente, a maioria dos casos de olheiras são de origem genética. No entanto, alguns são resultado de fatores adquiridos ao longo da vida. Dessa forma, é muito comum pacientes cujos pais possuem olheiras desenvolverem alterações semelhantes com o passar dos anos.

No entanto, as olheiras possuem diferentes componentes. Entre eles, bolsas, pigmentação (áreas mais escuras devido ao depósito de pigmentos e vasos), sulcos profundos, flacidez e rugas. Assim, conhecer e identificar os componentes caso a caso é essencial. Dessa forma, será possível traçar um planejamento para um tratamento efetivo de olheiras.

Tratamento de Olheiras

No entanto, apesar das diferenças entre os tipos de olheiras, alguns cuidados básicos podem ser usados por todos. Entre eles, cremes antirrugas e hidratantes, que previnem o aspecto opaco e enrugado da pele.

Geralmente, é realizada a associação de diferentes modalidades de tratamento para cada componente das olheiras, visando um melhor resultado estético. A seguir, apresentamos o melhor tratamento para cada caso:

Olheiras com rugas e flacidez: 

LaserPeelingsSkinboosterToxina botulínicaFios de PDOPreenchimento e Mesoterapia renovam e estimulam o colágeno local. Dessa forma, reduzem consideravelmente as rugas e a flacidez. Consequentemente, melhoram o aspecto das olheiras.

Olheiras com bolsas: 

Atualmente, o melhor tratamento para olheiras com bolsas é o cirúrgico. No entanto, o preenchimento no sulco ou depressão (no “fundinho”) com ácido hialurônico melhora bastante o aspecto.

Olheiras pigmentadas: 

Geralmente, o uso de cremes auxilia no clareamento local de olheiras escuras. Porém, para casos mais resistentes, é indicada a aplicação de PeelingsLasersLuz Intensa Pulsada e, até mesmo, o Preenchimento. Além disso, manter o sono regular e realizar o tratamento da rinite alérgica ou qualquer outra causa de congestão nasal também auxilia no tratamento do escurecimento da região.

Olheiras com vasos: 

Normalmente, o melhor tratamento para olheiras com vasos é a Luz Intensa Pulsada. Nesses casos, pode ser associada também ao preenchimento das olheiras, para um melhor resultado.

Olheiras com sulcos profundos: 

No caso das olheiras com sulcos profundos, o único tratamento não cirúrgico é o preenchimento de ácido hialurônico.
 
 
Se você tem dúvidas sobre o melhor tratamento para a sua pele, agende uma consulta dermatológica. Na Clínica Carreirão, os procedimentos dermatológicos são indicados de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente.  
 
Entre em contato conosco e agende sua consulta com a Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 | RQE 14991), Médica Dermatologista.