+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Rinoplastia Ultrassônica: vantagens e indicações

por | 5/08/2020 | Blog, Nariz, Rinoplastia

A rinoplastia é um procedimento realizado para corrigir disfunções estéticas e funcionais do nariz. Ela é indicada para pessoas que buscam um nariz esteticamente mais harmonioso com sua face. Além disso, pacientes com problemas para respirar também podem ter, na mesma cirurgia, uma melhora significativa na função respiratória nasal. No entanto, para que a rinoplastia seja realizada, é necessário fazer alguns cortes nos osso do nariz. E é nesse ponto que a rinoplastia ultrassônica se destaca:

“Tradicionalmente, na rinoplastia, a porção óssea do nariz é tratada utilizando-se raspas,  martelo e cinzel. Dessa forma, o médico realiza as fraturas nasais (osteotomias) manualmente, como um artesão. Com a rinoplastia ultrassônica é possível realizar as osteotomias de uma forma mais controlada e sob visão direta.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167). 

Além disso, na rinoplastia ultrassônica, o tratamento da giba nasal também é diferente. Tradicionalmente, ele é realizado com o auxílio de raspas. Contudo, na rinoplastia ultrassônica, esse procedimento pode ser feito através de ponteiras específicas. Elas são capazes de remodelar a pirâmide nasal óssea (osteoplastia), baixando a giba nasal e remodelando toda a porção óssea do nariz.

Como é realizada a rinoplastia ultrassônica?

Na rinoplastia ultrassônica, os cortes na porção óssea do nariz são realizadas por meio de um equipamento ultrassônico piezoelétrico. Com ele, o cirurgião é capaz de tratar o osso nasal de forma mais seletiva e precisa. 

“O dispositivo ultrassônico cirúrgico piezoelétrico emite uma frequência de vibração baixa e específica para realizar a incisão nos ossos. Ou seja, ele corta somente o osso e preserva as outras estruturas ao redor (cartilagens, artérias, veias, nervos, outros tecidos moles superficiais).” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Pós-operatório da Rinoplastia Ultrassônica

O pós-operatório da rinoplastia ultrassônica tende a apresentar menor chance de equimose (roxo) se comparado com a rinoplastia tradicional. Isso por conta da menor chance de agressão aos tecidos moles e vascularizados do nariz.

Por outro lado, na rinoplastia ultrassônica é necessário realizar um acesso mais amplo à parte óssea do nariz. Isso pode, em alguns casos, causar um edema (inchaço) maior no pós-operatório imediato. Porém, no médio e longo prazo, não se observa um edema maior se comparado à rinoplastia sem a utilização do ultrassom cirúrgico piezoelétrico. 

Indicação

A Rinoplastia Ultrasssônica pode ser realizada em praticamente todos os casos. No entanto, é sempre necessária uma avaliação médica pré-operatória. Ela deve ser baseada nas características anatômicas do nariz do paciente e em suas principais queixas estéticas e funcionais. São esses fatores que determinarão se a Rinoplastia Ultrassônica é realmente uma boa indicação para seu caso.

“O ultrassom cirúrgico piezoelétrico é uma ótimo recurso, dando ao cirurgião a possibilidade de tratar a porção óssea do nariz de uma forma mais precisa e controlada.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Uma vez que a rinoplastia ultrassônica permite o tratamento mais refinado da porção óssea do nariz, alguns exemplos de sua indicação são: 

  • O tratamento de irregularidades localizadas ou desvios mais complexos; 
  • Pirâmide óssea muito alargada; 
  • Raiz nasal muito alta; 
  • Realização de técnicas de preservação do dorso nasal (Let Down / Push Down).

“Porém, é importante ressaltar que o ultrassom cirúrgico piezoelétrico trata-se apenas de mais um instrumento que o cirurgião tem à sua disposição para a realização da rinoplastia. Ou seja, o cirurgião, as técnicas por ele indicadas e forma como são executadas ainda são o principal fator determinante para o sucesso da cirurgia. Assim, isso independe da utilização ou não do ultrassom cirúrgico piezoelétrico.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Caso você tenha interesse em saber mais sobre a rinoplastia ultrassônica e a melhor técnica para o seu caso, agende uma consulta. Entre em contato pelo site ou pelo telefone: (48) 3223-7658 / (48) 99138-4455 (WhatsApp).

Sobre o Autor

Waldir Carreirão
Waldir Carreirão
O Dr. Waldir Carreirão (CRM/SC 10892 RQE 8167) possui Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB).

Também realizou Complementação Especializada (Fellowship) em Cirurgia Plástica Facial e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

É Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico Otorrinolaringologista no Hospital Universitário da UFSC. Sua área de atuação dentro da Otorrinolaringologia possui Ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!