+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Pele Fina e Pele Grossa na Rinoplastia

por | 16/09/2020 | Blog, Dermatologia, Nariz, Rinoplastia

A Rinoplastia é um procedimento realizado para fins estéticos e funcionais. Assim, ela é indicada tanto para pacientes com dificuldades de respirar, como para aqueles que desejam uma maior harmonia facial. Nesse sentido, a pele do nariz pode fazer diferença. Entenda os cuidados relacionados à pele fina e pele grossa na Rinoplastia.

Características da Pele Fina e da Pele Grossa na Rinoplastia

“Muitos pacientes que buscam realizar a Rinoplastia possuem características étnicas que interferem diretamente no planejamento de sua cirurgia. Pacientes com descendência africana, hispânicos e asiáticos por exemplo, possuem geralmente uma pele mais espessa.” – Dra. Marcela Camera Carreirão, Médica Dermatologista (CRM/SC 18545 – RQE 14991).

“Além disso, estes pacientes costumam possuir uma estrutura cartilaginosa, principalmente da ponta nasal, mais fraca. Por isso, eles tendem a apresentar como principal queixa estética um nariz mais largo, com uma ponta nasal pouco definida e mais arredondada (ponta em bolinha).” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).   

Estas características tornam o objetivo de se conseguir uma ponta nasal de aparência mais definida um desafio maior na Rinoplastia. Isso porque, geralmente, o trabalho de remodelamento e reposicionamento das cartilagens da ponta nasal tende a ficar menos aparente nesses casos.

Por outro lado, pacientes caucasianos geralmente possuem uma pele mais fina e uma estrutura cartilaginosa da ponta nasal mais forte. Assim, torna-se mais fácil e visível todo este trabalho realizado nas estruturas mais profundas do nariz (ossos e cartilagens).

Rinoplastia Estruturada para Narizes com Pele Grossa

A tendência atual para a realização da Rinoplastia em pacientes com a pele espessa é a Rinoplastia Estruturada. Nesta, através do remodelamento e reforço das cartilagens da ponta nasal, é possível criar uma maior definição e refinamento do nariz. 

Porém, além da escolha da técnica cirúrgica correta, é necessário um tratamento dermatológico especial e individualizado para estes pacientes. Somente com esta combinação (Rinoplastia + Tratamento Dermatológico) é possível atingir o objetivo de proporcionar um nariz mais harmonioso e delicado. 

Sempre, é claro, respeitando suas características étnicas. Atualmente, existem tratamentos dermatológicos específicos para esse fim.

Abaixo, veremos quais os cuidados que devem ser adotados para pacientes com a pele grossa ou fina.

Avaliação Multidisciplinar da Pele

Na Clínica Carreirão, o paciente pode contar com a avaliação de um Médico Dermatologista já no planejamento pré-operatório para Rinoplastia.

Dra. Marcela Carreirão é a especialista responsável pelas consultas dermatológicas. Ela realiza a avaliação das fotos da face e do nariz produzidas no planejamento pré-operatório da Rinoplastia. 

Além disso, Dra. Marcela Carreirão faz uma avaliação detalhada do histórico clínico e o exame físico do paciente. Estes passos são fundamentais para chegar a um diagnóstico de pele grossa ou fina. 

“Pacientes com pele grossa ou fina devem realizar cuidados pré e pós-operatórios específicos, para potencializar os resultados da Rinoplastia.” – Dra. Marcela Camera Carreirão, Médica Dermatologista (CRM/SC 18545 – RQE 14991).

Em pacientes com a pele grossa, os resultados da rinoplastia demoram mais a aparecer. Isto porque o edema pós-operatório, principalmente da ponta nasal, leva mais tempo para ser absorvido.  

Assim, neste processo, o resultado final pode demorar de 12 a 18 meses para tornar-se aparente. No entanto, com o tratamento dermatológico correto, esse período pode ser reduzido significativamente.

Potencializando os resultados da Rinoplastia

Tanto os pacientes com pele grossa ou fina da Rinoplastia devem realizar o pré-operatório dermatológico. Os tratamentos, sempre orientados, podem ser realizados em casa, na clínica ou em uma combinação das duas modalidades para potencializar os resultados da Rinoplastia.  

“No pré-operatório, dependendo do caso, podem ser utilizados tratamentos a base de cremes, ácidos e procedimentos a laser. Já no pós-operatório, além destas opções, pode-se utilizar também a infiltração de medicamentos específicos no nariz que aceleram a reabsorção do edema.” – Dra. Marcela Camera Carreirão, Médica Dermatologista (CRM/SC 18545 – RQE 14991).

Outra possibilidade é a utilização da Isotretinoína. Este medicamento pode ser utilizado tanto no pré-operatório como também no pós-operatório. 

A Isotretinoína foi utilizada inicialmente como tratamento apenas para acne. Mas, atualmente, pode ser utilizada para outros propósitos, como otimizar o resultado da Rinoplastia em pacientes com pele espessa. 

“Este medicamento age reduzindo a função das glândulas sebáceas e promovendo uma redução gradual na espessura da pele, principalmente na região da ponta nasal. Este efeito contribui para que as modificações realizadas nas cartilagens da ponta nasal durante a Rinoplastia tornem-se mais aparentes. Isso proporciona uma melhor definição dos contornos da ponta nasal, tornando-a mais delicada.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167). 

Porém, para o sucesso e segurança do tratamento com a Isotretinoína, é necessário uma avaliação minuciosa e combinada tanto do Cirurgião como do Dermatologista.
Se você tem dúvidas sobre Rinoplastia e Tratamentos Dermatológicos, agende uma consulta. Na Clínica Carreirão, os procedimentos são indicados de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente. Entre em contato conosco.

Sobre o Autor

Waldir Carreirão
Waldir Carreirão
O Dr. Waldir Carreirão (CRM/SC 10892 RQE 8167) possui Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB).

Também realizou Complementação Especializada (Fellowship) em Cirurgia Plástica Facial e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

É Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico Otorrinolaringologista no Hospital Universitário da UFSC. Sua área de atuação dentro da Otorrinolaringologia possui Ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!