+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Rinoplastia em adolescentes: o que você precisa saber?

por | 8/12/2021 | Nariz, Rinoplastia

A rinoplastia em adolescentes permite corrigir problemas estéticos e funcionais do nariz. Isto pode melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas.

No entanto, essa cirurgia envolve a manipulação de estruturas delicadas que formam o nariz, e que podem alterar até mesmo a função respiratória. Por isso, a rinoplastia em adolescentes deve ser muito bem planejada.

Abaixo, você vai compreender os principais fatores que devem ser observados ao decidir por uma rinoplastia em adolescentes.

Desenvolvimento físico

A adolescência é uma fase repleta de mudanças físicas e psicológicas, que devem ser levadas em consideração pelo médico otorrinolaringologista responsável. 

Do ponto de vista anatômico e fisiológico, os ossos da face de meninos e meninas, de forma geral, costumam crescer até cerca dos 16 anos de idade. Claro que esta idade pode variar dependendo de cada caso, devendo cada paciente ser avaliado de forma individual. 

Dessa forma, realizar uma rinoplastia em adolescentes ou crianças que ainda não tenham completado seu desenvolvimento facial pode ser arriscado. 

A realização da rinoplastia envolve medidas de equilíbrio de toda a face. Não se trata apenas de um nariz bonito e funcional. Mas de uma face harmoniosa. 

No entanto, o médico otorrinolaringologista não tem como prever qual será o formato final do rosto de pacientes com menos de 16 anos de idade. Assim, o que pode ser um nariz satisfatório em fases prematuras, pode tornar-se um problema à medida que o adolescente continua se desenvolvendo.

O crescimento dos ossos da face pode modificar o nariz, projetando, rebaixando e distorcendo os efeitos da rinoplastia em adolescentes.

Desenvolvimento psicológico

Outra questão muito importante que deve ser observada pelo médico otorrinolaringologista e pelos pais dos adolescentes é o desenvolvimento psicológico. 

Adolescentes podem, em alguns casos, ter dificuldades de compreender a complexidade de um procedimento cirúrgico como a rinoplastia. Eles tendem a idealizar o resultado final do procedimento, sem levar em consideração possíveis limitações e todo o processo de recuperação pós-operatória que faz parte de uma Rinoplastia.

Em alguns casos, estas questões acabam gerando expectativas irreais desses pacientes com relação ao resultado final de sua rinoplastia.

Em tempos de redes sociais, uso de fotos com filtros e de comparações estéticas, as expectativas irreais com relação ao procedimento, a baixa autoestima e até mesmo os casos de dismorfismo corporal são cada vez mais frequentes entre adolescentes. 

Alguns pacientes, por exemplo, buscam a rinoplastia desejando ter a aparência de determinadas celebridades, o que não é indicado.

Nesse sentido, caberá ao médico otorrinolaringologista avaliar se as expectativas do adolescente com relação ao resultado final de sua rinoplastia são condizentes com a realidade. 

Idade mínima e acompanhamento na rinoplastia em adolescentes

Por tudo isso, o Dr. Waldir Carreirão Neto recomenda que a rinoplastia em adolescentes seja feita a partir das seguintes idades;

  • Meninas: 16 anos.
  • Meninos: entre 16 e 17 anos.

Além disso, é fundamental a presença dos pais ou responsáveis durante todo o processo. É comum, por exemplo, que alguns adolescentes sejam mais imediatistas com relação ao resultado do seu procedimento. Mas, além das avaliações e do dia da cirurgia, a rinoplastia em adolescentes exige um processo de recuperação que pode ser lento e delicado. 

O resultado final da rinoplastia, de forma geral, deve ser avaliado somente após um ano da cirurgia. 

Não são só os adolescentes que precisam querer passar pela rinoplastia. Os pais também devem estar de acordo com tudo que envolve este procedimento.

Vale ressaltar que as rinoplastias revisionais costumam ser mais complexas que uma Rinoplastia Primária, demandando também um tempo maior para completa recuperação. 

Clique aqui e veja como são realizadas as rinoplastias revisionais.


A rinoplastia em adolescentes pode ser muito positiva. Para isso, busque um médico otorrinolaringologista qualificado e experiente. Ele poderá guiar os pais e os jovens por todo o processo da forma mais adequada e positiva possível. Os profissionais da Clínica Carreirão estão a sua disposição. Clique aqui e agende a sua consulta.

Sobre o Autor

Waldir Carreirão
Waldir Carreirão
O Dr. Waldir Carreirão (CRM/SC 10892 RQE 8167) possui Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB).

Também realizou Complementação Especializada (Fellowship) em Cirurgia Plástica Facial e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

É Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico Otorrinolaringologista no Hospital Universitário da UFSC. Sua área de atuação dentro da Otorrinolaringologia possui Ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!