+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Dúvida do paciente: qual a melhor época para fazer a rinoplastia?

por | 2/05/2022 | Nariz, Rinoplastia

Essa é uma pergunta muito comum entre os pacientes. De forma geral, a melhor época para fazer a rinoplastia depende muito mais dos compromissos e hábitos de vida de cada pessoa, do que a estação do ano (inverno e verão por exemplo). 

A rinoplastia é indicada tanto para pacientes que buscam um novo formato para o seu nariz, quanto para quem sofre com problemas funcionais, como dificuldades para respirar.

E o ideal é que as alterações estéticas e funcionais do nariz sejam realizadas no mesmo procedimento. 

No entanto, por tratar de uma área bastante nobre e complexa do corpo humano, a cirurgia do nariz exige alguns cuidados no pré e no pós-operatório. E são justamente eles que podem nos ajudar a definir qual a melhor época para fazer a rinoplastia de cada paciente. 

Abaixo, você vai entender o porquê.

Vale ressaltar que, o ato da rinoplastia em si, é realizado em ambiente controlado e não sofre influências externas em nenhuma época do ano. Ela pode ser realizada em qualquer estação com a mesma qualidade.

Pacientes que vão viajar

Pessoas que vão realizar viagens longas a trabalho ou de férias devem fazer um planejamento detalhado de todo o passo a passo da rinoplastia: do pré ao pós-operatório.

No pré-operatório, o paciente precisará passar por uma avaliação detalhada. Pacientes que residem em outras cidades, estados ou países podem realizar uma primeira consulta com nossos profissionais on-line, à distância. 

Próximo à data da cirurgia, na própria Clínica Carreirão, realizamos uma consulta presencial. Nela, além da anamnese e exame físico completos, utilizamos fotos digitais padronizadas e simulação computadorizada para analisar todo o nariz e face do paciente. Estas são ferramentas que ajudam muito no planejamento individualizado da cirurgia. 

Além disso, exames como a endoscopia nasal e as tomografias computadorizadas podem ser solicitados. Outros exames gerais (cardiológicos, hemograma, coagulograma) para avaliação pré-anestésica também. 

Já no pós-operatório, os cuidados com a recuperação imediata, com os pontos, o curativo e até com a lavagem nasal exigem dedicação. 

“Recomenda-se repouso principalmente nesses primeiros 5 a 7 dias de pós-operatório. Já as atividades físicas vigorosas (corridas, musculação, etc) podem ser retomadas geralmente após 3 a 4 semanas, a depender de avaliação médica”. – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Pacientes que gostam de praia no verão

Pacientes que gostam de ir à praia ou de pegar sol não são aconselhados a realizar a rinoplastia no verão. Nem a viajar para destinos ensolarados após a rinoplastia. 

O motivo é que, entre as principais orientações no pós-operatório da rinoplastia, está evitar a exposição solar intensa sobre a região da cirurgia nos primeiros 30 dias. Estes cuidados são importantes para evitar a formação de olheiras no pós-operatório e até mesmo sangramentos neste período.

Com relação ao clima, pede-se também que os pacientes evitem ambientes muito quentes. O calor tende a aumentar os edemas e os inchaços. Tanto que uma das medidas sugeridas no pós-operatório da rinoplastia é o uso de compressas de gelo no rosto.

No entanto, caso o paciente passe a maior parte do tempo longe do sol, em ambiente com temperatura controlada ou bem arejado, a rinoplastia poderá ser realizada sem problemas.

Dessa forma, obedecendo a todos esses cuidados, é possível fazer a rinoplastia no verão.

Pacientes com trabalhos e compromissos importantes

No geral, os períodos com trabalhos ou compromissos importantes não são a melhor época para fazer a rinoplastia. 

Apesar de todos os avanços das técnicas cirúrgicas, edemas (inchaços) e equimoses (roxos) podem ocorrer após o procedimento. Especialmente ao redor dos olhos do paciente.

Além disso, na primeira semana após a cirurgia, o ideal é que o paciente se dedique a sua recuperação e aos cuidados pós-cirúrgicos. E o curativo é um ótimo exemplo.

Enquanto o paciente estiver com o curativo, banhos corporais são permitidos, desde que não molhem a face e o nariz. Neste período, a higiene facial pode ser realizada com auxílio de algodões embebidos com loção micelar. 

Pacientes com rinite no inverno

A rinite é caracterizada por sintomas nasais como a coriza, obstrução, coceira e espirros. E muitos pacientes sofrem mais intensamente com esse problema no inverno.

Mesmo assim, essa pode ser uma boa época para fazer a rinoplastia.

Logo no pré-operatório, o Dr. Waldir Carreirão Neto identifica e trata clinicamente este problema, com o uso de medicamentos específicos. De forma geral, eles costumam ser suficientes para compensar o quadro de rinite.

Então, qual a melhor época para fazer a rinoplastia?

Vimos que tanto as épocas mais quentes, quanto as mais frias, podem exigir cuidados específicos dos pacientes que realizam a rinoplastia. No verão, os cuidados com o calor e a luz solar são mais intensos. No inverno, a rinite costuma preocupar bastante os pacientes.

No entanto, para ter sucesso em todas as épocas do ano, o mais importante é consultar um médico especialista em rinoplastia. Somente assim você poderá ser orientado da forma correta e ter a melhor recuperação possível para o seu caso em qualquer época do ano.

Faça o seu procedimento com quem tem dedicação exclusiva à rinoplastia! O Dr. Waldir Carreirão Neto está à sua disposição.

Clique aqui e marque a sua consulta.

Sobre o Autor

Waldir Carreirão
Waldir Carreirão
O Dr. Waldir Carreirão (CRM/SC 10892 RQE 8167) possui Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB).

Também realizou Complementação Especializada (Fellowship) em Cirurgia Plástica Facial e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

É Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico Otorrinolaringologista no Hospital Universitário da UFSC. Sua área de atuação dentro da Otorrinolaringologia possui Ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!