+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Como realizar a limpeza do nariz após a rinoplastia?

por | 5/04/2022 | Rinoplastia

A limpeza do nariz em sua parte interna (cavidade nasal) é um dos cuidados mais importantes após a rinoplastia. Ela ajuda a manter o órgão saudável e a aumentar o conforto do paciente. Especialmente nos primeiros dias de pós-operatório.

Como fazer a limpeza do nariz?

A lavagem nasal com soro fisiológico é o procedimento mais indicado para realizar a limpeza do nariz. Tanto após a rinoplastia como em casos de problemas nasais funcionais agudos ou crônicos. Para isso, o paciente vai precisar de:

  • Uma seringa de 20 ml sem agulha.
  • Soro fisiológico 0,9%.

Assim, após preencher a seringa, o paciente deve injetar 20 ml de soro fisiológico em cada narina. E não precisa fazer força. A limpeza do nariz deve ser feita com muito volume e pouca pressão.

Além disso, o ideal é que o soro fisiológico entre pelas narinas e saia pela garganta (faringe). O paciente pode deglutir o líquido ou colocá-lo para fora. Também é possível que o soro fisiológico entre por uma narina e saia por outra.

Quando e por quanto tempo realizar a limpeza do nariz? 

A limpeza do nariz com soro fisiológico deve ser feita pelo menos 6 vezes ao dia. No entanto, nos primeiros dias após a rinoplastia, esse número pode chegar a 10 limpezas diárias, dependendo do caso.

Essa frequência de limpeza do nariz deve ser mantida por cerca de duas semanas. Após isso, e dependendo da avaliação do médico responsável, duas a três vezes ao dia podem ser suficientes.

Recomendações importantes

Mas não basta apenas realizar a limpeza do nariz para o sucesso da rinoplastia. Abaixo, o Dr. Waldir Carreirão Neto explica outras recomendações importantes para que você alcance os seus objetivos com saúde:

  • Utilizar a pomada ou creme recomendados: Além da lavagem nasal com soro fisiológico, o médico especialista em rinoplastia pode recomendar a utilização de uma substância específica, que deve ser aplicada no vestíbulo nasal, na borda interna da narina, com cotonete. A pomada auxilia na remoção das crostas na cavidade nasal e na cicatrização.

A pomada deve ser aplicada por 30 a 45 dias após a rinoplastia. A frequência é de duas a três vezes ao dia: de manhã (após a primeira limpeza do nariz com soro fisiológico), no período da tarde e no período noturno (antes de dormir, após a última limpeza do nariz com soro fisiológico ).

  • Utilizar o gel recomendado: O nariz não é uma região favorável ao surgimento de cicatrizes hipertróficas e quelóides. No entanto, o Dr. Waldir Carreirão Neto costuma recomendar aos seus pacientes o uso de um gel próprio para cicatrização após a rinoplastia. O gel deve ser utilizado por 30 a 45 dias após a retirada dos pontos na região da columela e nas laterais do nariz. Apesar das cicatrizes da rinoplastia serem praticamente imperceptíveis, o produto favorece um aspecto estético ainda melhor.
  • Não retirar as crostas com as mãos: É comum a formação de crostas na cavidade nasal após a rinoplastia. Porém, abaixo delas, podem estar os fios de sutura e os pontos realizados na cirurgia. Por isso, retirar as crostas com as mãos pode ser perigoso. Você pode levar junto os fios de sutura e desfazer os pontos que deveriam permanecer fechados, além de aumentar os riscos de uma infecção pós-operatória. 

Lembre-se: as crostas na cavidade nasal devem ser removidas apenas com a limpeza do nariz com soro fisiológico e pela utilização da pomada específica.

  • Não assoar o nariz: Além de não ser eficaz para a limpeza do nariz, a pressão no momento de assoar pode causar sangramentos, deslocar enxertos e abrir pontos.

Curativo e sol

Outro cuidado que os pacientes da rinoplastia devem ter é com o curativo pós-cirúrgico, que não pode ser molhado. Dessa forma, não é possível lavar o rosto ou tomar banhos completos no pós-operatório imediato da rinoplastia. 

Por isso, o Dr. Waldir Carreirão Neto orienta os pacientes para o uso de outros produtos para a realização da higiene e da limpeza da pele nesse período, como água termal, loção micelar, etc.

O uso de protetor solar duas vezes ao dia também é fundamental nesse período. Ele evita que eventuais hematomas e as marcas da cirurgia fiquem pigmentados e persistam na forma de olheiras, por exemplo.


Faça a sua cirurgia com um médico especialista e atento a todos os detalhes, como a limpeza do nariz no pós-operatório. O Dr. Waldir Carreirão Neto dedica a sua carreira à rinoplastia. Entre em contato conosco!

Sobre o Autor

Waldir Carreirão
Waldir Carreirão
O Dr. Waldir Carreirão (CRM/SC 10892 RQE 8167) possui Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB).

Também realizou Complementação Especializada (Fellowship) em Cirurgia Plástica Facial e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

É Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico Otorrinolaringologista no Hospital Universitário da UFSC. Sua área de atuação dentro da Otorrinolaringologia possui Ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!