+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Tipos de rinoplastia: qual a melhor técnica para o meu caso?

por | 19/05/2022 | Nariz, Rinoplastia

Na rinoplastia, o diagnóstico e o tratamento individualizado são fundamentais. Cada paciente apresenta condições e objetivos únicos. Por isso, saber determinar quais os melhores tipos de rinoplastia para cada caso é um dos principais desafios do médico responsável.

No entanto, na maior parte das vezes, quando o paciente começa a pesquisar sobre os tipos de rinoplastia, a confusão é inevitável. Isso devido à grande variedade de técnicas existentes.

Abaixo, você vai entender os principais tipos de rinoplastia e a importância de realizar o seu procedimento com um médico especialista e experiente.

Vias de acesso

A rinoplastia pode ser realizada basicamente por duas vias de acesso:

  • Rinoplastia fechada: nestes procedimentos, as incisões são realizadas apenas na parte interna do nariz.
  • Rinoplastia aberta: procedimento mais utilizado atualmente. Além das incisões na parte interna do nariz, uma pequena incisão é realizada na região da columela, que separa uma narina da outra. Assim, pode-se ter uma visão mais precisa das estruturas nasais.

Tipos de Rinoplastia: estruturada e preservadora

São dois tipos de rinoplastia menos agressivas do que as técnicas mais antigas e tradicionais. Nestas, anos atrás, os médicos costumavam apenas ”remover” as estruturas que estavam sobrando no nariz. O que deixava os resultados menos naturais e com maior risco de problemas no longo prazo (após um ano da cirurgia).

Tanto as rinoplastias estruturadas, quanto as rinoplastias preservadoras, procuram remodelar e reposicionar as estruturas, em vez de simplesmente reduzi-las.

  • Rinoplastia estruturada: a rinoplastia estruturada, é baseada na utilização de uma série de enxertos fabricados com a cartilagem do próprio septo nasal do paciente. Os enxertos são aplicados em locais específicos do nariz, reforçando e remodelando a estrutura nasal. 
  • Rinoplastia preservadora: nesta técnica, destacam-se o reconhecimento, preservação e reconstrução de determinados ligamentos nasais. Além da utilização de um plano de dissecção mais profundo (subpericiondral) e da redução da giba nasal através de incisões por baixo das cartilagens e ossos que formam o dorso nasal.

Rinoplastia ultrassônica

A rinoplastia ultrassônica se diferencia dos demais tipos de rinoplastia pelo uso de um equipamento ultrassônico piezoelétrico. Com ele, o cirurgião é capaz de tratar o osso nasal de forma mais precisa. 

A indicação da rinoplastia ultrasssônica deve ser baseada nas características anatômicas do nariz do paciente e em suas principais queixas estéticas e funcionais. São esses fatores que determinarão se a técnica é realmente uma boa indicação para seu caso.

Rinoplastia revisional

A rinoplastia revisional é utilizada para corrigir disfunções estéticas e funcionais no nariz de pacientes que já passaram por uma rinoplastia. Nestes casos, é comum que as pessoas já não tenham mais a cartilagem do septo nasal suficiente para o procedimento. 

Dessa forma, na rinoplastia revisional, geralmente é necessário buscar cartilagem em outras regiões do corpo. Assim, a complexidade do procedimento e o tempo cirúrgico são maiores. 

No geral, a cartilagem necessária para realizar a rinoplastia revisional é extraída da orelha ou da costela. Estas regiões não sofrem alterações estéticas ou funcionais significativas por conta disso e as cicatrizes são muito pequenas.

Tipos de Rinoplastia: O médico cirurgião ideal

Como vimos, existem muitos tipos de rinoplastia. No entanto, vale ressaltar que dificilmente um paciente será tratado com apenas uma técnica.

“Na verdade, na maior parte dos casos, não se usa apenas uma técnica para cada paciente. Pelo contrário, geralmente o médico cirurgião utiliza uma combinação, com diferentes aspectos de cada técnica, para um mesmo paciente”. – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Por isso, tão importante quanto dominar os diferentes tipos de rinoplastia, é saber determinar quais técnicas utilizar em cada paciente.

E isso só é possível com muita experiência e especialização profissional. 

Na Clínica Carreirão a avaliação e o tratamento dos pacientes é individualizado. Utilizamos recursos como perfilometria, fotos padronizadas e simulação computadorizada para determinar quais os melhores tipos de rinoplastia para você.

Cuide da sua saúde e da sua beleza. Faça o seu tratamento com um médico especialista. O Dr. Waldir Carreirão Neto está à sua disposição.

Clique aqui e marque a sua consulta.

Sobre o Autor

Waldir Carreirão
Waldir Carreirão
O Dr. Waldir Carreirão (CRM/SC 10892 RQE 8167) possui Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB).

Também realizou Complementação Especializada (Fellowship) em Cirurgia Plástica Facial e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

É Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico Otorrinolaringologista no Hospital Universitário da UFSC. Sua área de atuação dentro da Otorrinolaringologia possui Ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!