+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Ultraformer e Laser Fracionado: quais as diferenças?

por | 27/11/2020 | Blog, Dermatologia

Muita gente confunde, mas os tratamentos estéticos com Ultraformer III e com Laser Fracionado possuem diferenças importantes. E é sobre elas que nós falaremos neste texto.

No entanto, antes de nos aprofundarmos no assunto, vale a pena lembrar que ambos os procedimentos estimulam a produção de colágeno a partir de um efeito térmico na pele. 

O colágeno, por sua vez, é uma proteína que deixa a pele mais viçosa, resistente e elástica. Mas que, infelizmente, nós vamos perdendo com o passar do tempo.

Estima-se que a partir dos 25 anos de idade, a produção de colágeno pelo organismo diminua cerca de 1% anualmente. Com isso, as linhas de expressão começam a aparecer e a pele fica mais flácida.

Colágeno nas mulheres

As mulheres produzem menos colágeno do que os homens. E, após a menopausa, a perda dessa proteína acelera, chegando a menos 30% nos 5 primeiros anos.

“Felizmente, existem hoje uma série de procedimentos dermatológicos preventivos e para o tratamento da perda de colágeno. O Ultraformer III e o Laser Fracionado são dois ótimos exemplos.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.      

O Ultraformer III e o Laser Fracionado são tecnologias complementares. Eles podem ser utilizados em conjunto ou separadamente. 

Estes tratamentos podem fazer parte da sua rotina de cuidados, em conjunto com cosméticos, dermocosméticos e medicamentos. Eles são prescritos após uma consulta de avaliação com o médico dermatologista

Laser Fracionado

O Laser Fracionado incide nas duas camadas mais superficiais da pele (epiderme e derme). Assim, pode-se dizer que o seu efeito térmico atua de fora para dentro, estimulando a produção de colágeno. 

O Laser Fracionado é indicado para: 

  • Suavização de rugas;
  • Clareamento de manchas;
  • Melhorar o aspecto dos poros;
  • Melhora a vitalidade, textura e qualidade da pele.

“O Laser Fracionado proporciona a troca da epiderme, clareando a pele, e induz ao colágeno na derme. Os seus efeitos são mais abrangentes, pois ele pode resolver diversos problemas de uma só vez” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.

Contudo, após as sessões com Laser Fracionado, é comum que os pacientes fiquem com a pele irritada por cerca de 2 dias. É justamente graças a esse processo de estresse sobre o tecido que o colágeno é produzido.

Por isso, é muito importante realizar esse tipo de tratamento sob a orientação do médico dermatologista. Os equipamentos de Laser Fracionado podem ser utilizados com diversos níveis de intensidade. 

Somente o médico dermatologista poderá examinar você da maneira correta e indicar o tratamento mais seguro e com melhores resultados para cada caso. 

Ultraformer III

O Ultraformer III atua nas camadas mais profundas da derme, hipoderme e fáscia muscular. O equipamento utiliza ondas de ultrassom para provocar um efeito térmico mais profundo que o Laser Fracionado. 

Com o Ultraformer III, é possível eliminar gordura e estimular produção de colágeno em camadas internas da pele. Entre os efeitos, estão:

  • Lifting facial;
  • Melhora expressiva do contorno facial e corporal. 

O tratamento com Ultraformer III não é invasivo, pois é realizado com ultrassom. Ele é ideal para quem não gosta de injeções. Basta a aplicação de um gel sobre a pele, por onde o médico dermatologista irá deslizar o transdutor.

O equipamento também oferece a possibilidade de trabalhar com diferentes ponteiras. Cada uma provoca um efeito específico no corpo do paciente.

  • Ponteira Macro: utilizada para provocar a lipólise (quebra de gordura) e reduzir medidas. Pode ser usada para eliminar a gordurinha do sutiã, entre axilas e mamas, por exemplo. A ponteira macro também é usada para reduzir flacidez dos braços e do abdome, levantar o umbigo e eliminar a gordurinha extra (bananinha) abaixo do bumbum;
  • Ponteira Micro: aplicada em profundidades que vão de 1.1 a 4.5 mm na pele. Essas ponteiras provocam a contração muscular local e estimulam a produção de colágeno. O resultado é uma pele mais firme, viçosa e com menos flacidez.  A ponteira micro costuma ser utilizada ao redor dos olhos e da boca, eliminando as rugas. No terço médio da face, promove o efeito de lifting não cirúrgico. No colo e no pescoço enrugado, o estímulo a produção de colágeno rejuvenesce as regiões.

Cada sessão com Ultraformer III pode levar de 20 a 40 minutos. O tratamento é totalmente personalizado. As ponteiras e a energia utilizadas são escolhidas pelo médico dermatologista de acordo com as necessidades de cada paciente. 

O tratamento com Ultraformer III não é indicado para gestante, mas pode ser feito em lactantes. Ele também não deve ser realizado sobre áreas com sinais de inflamação, infecção ou em regiões com próteses ou órteses metálicas.

Diferente do Laser Fracionado, o Ultraformer III não irrita a pele. Dessa forma, é possível sair da sessão e ir para uma festa sem problemas.

Aqui na Clínica Carreirão, os procedimentos dermatológicos como Laser Fracionado e Ultraformer III são indicados de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada pessoa. Se precisar de ajuda, conte conosco!

Sobre a autora

Marcela Carreirão

Formada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista, a Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 RQE 10574 e RQE14991) é especialista em Dermatologia pelo Instituto Superior de Medicina Dermatológica de São Paulo e especialista em Cirurgia Facial, Otorrinolaringologia pelo Hospital Paulista.

Possui título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); título de especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL CCF) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), membro titular da Academia Americana de Dermatologia (AAD), membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.

Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!