+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Cosméticos, dermocosméticos e medicamentos: qual a diferença?

por | 14/07/2020 | Blog, Dermatologia

Quando o assunto são os cuidados com a beleza e a saúde da pele, não há dúvidas: o dermatologista deve ser consultado. No entanto, o tratamento ideal dependendo do caso e dos objetivos de cada paciente. Assim, uma série de produtos podem ser utilizados. Entre eles, os cosméticos, os dermocosméticos e os medicamentos.

“Estes produtos, quando corretamente prescritos e utilizados, têm diferentes funções no tratamento e podem potencializar os resultados dos procedimentos realizados no consultório.” – Dra. Marcela Camera Carreirão, Médica Dermatologista (CRM/SC 18545 – RQE 14991).

Cosméticos

Os cosméticos são produtos que agem na camada mais superficial da pele: a epiderme. Eles são classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como grau 1 e não necessitam de estudos científicos para serem comercializados.

São exemplos de cosméticos os desodorantes, maquiagens e hidratantes leves. Tais produtos não possuem contraindicação e seus efeitos colaterais são raros.

“Os cosméticos possuem quantidades muito pequenas de princípios ativos. Além disso, seus efeitos tendem a ser mais imediatos, como hidratação e alterações de aparência momentânea.” – Dra. Marcela Camera Carreirão, Médica Dermatologista (CRM/SC 18545 – RQE 14991).

Dermocosméticos

Diferentes dos cosméticos, os dermocosméticos são produtos que possuem princípios ativos com eficácia comprovada cientificamente. Eles são categorizados pela ANVISA como grau 2. Um único produto pode ser indicado para tratar cicatrizes de acne, manchas e rugas, por exemplo.

“Os dermocosméticos são os produtos intermediários entre os cosméticos tradicionais e os medicamentos. Assim, eles promovem um tratamento mais profundo e potente que os cosméticos tradicionais, mas de uma forma bastante segura – especialmente quando prescritos pelo médico dermatologista.” – Dra. Marcela Camera Carreirão, Médica Dermatologista (CRM/SC 18545 – RQE 14991).      

Uma das vantagens dos dermocosméticos em relação aos medicamentos são as suas características sensoriais, como texturas e perfumes. Eles provocam sensações agradáveis e tornam o tratamento mais prazeroso. 

Os dermocosméticos podem conter princípios ativos como:

  • Clareadores;
  • Antioxidantes;
  • Antiacne;
  • Antimanchas;
  • Antioleosidade.

Medicamentos Dermatológicos

Estes são os produtos que trazem mais resultados para a beleza e saúde do paciente. No entanto, o seu uso requer cuidados. Nos medicamentos, os princípios ativos são altamente concentrados e podem provocar efeitos colaterais. Por isso, o uso deve ser sempre prescrito e acompanhado por médico dermatologista.

“Os medicamentos dermatológicos tradicionais são vendidos em farmácias mediante a apresentação de receita médica. No entanto, uma opção mais vantajosa para o paciente é a utilização de medicamentos manipulados de acordo com suas necessidades e objetivos.”  – Dra. Marcela Camera Carreirão, Médica Dermatologista (CRM/SC 18545 – RQE 14991).

Tratamento Dermatológico Individualizado

Cada pessoa possui uma pele com características próprias, condições de saúde e objetivos particulares. Por isso, na Clínica Carreirão, o tratamento dermatológico realizado pela Dra. Marcela Camera Carreirão é individualizado. Dessa forma, tem como base a realização de procedimentos específicos e a utilização de medicamentos manipulados para cada paciente.

“A prescrição de medicamentos dermatológicos manipulados exige conhecimento e experiência. A partir de uma avaliação criteriosa, uma fórmula específica é elaborada. Em um único medicamento manipulado é possível inserir uma série de princípios ativos que seriam vendidos comercialmente de forma separada e com concentrações e quantidades muitas vezes inadequadas.” – Dra. Marcela Camera Carreirão, Médica Dermatologista (CRM/SC 18545 – RQE 14991).

Procedimentos para aumentar o efeito de Dermocosméticos e Medicamentos  

Geralmente, os tratamentos dermatológicos envolvem a associação de diferentes recursos. Entre eles, o uso dos medicamentos manipulados para resultados profundos e o uso de dermocosméticos com princípios ativos comprovados e características sensoriais agradáveis. No entanto, para que estes produtos tenham efeito potencializado, a realização de procedimentos em consultório é recomendado.

“Os procedimentos dermatológicos têm um efeito ainda maior sobre a beleza e saúde da pele. Dependendo do caso, os resultados podem aparecer em poucas sessões.” – Dra. Marcela Camera Carreirão, Médica Dermatologista (CRM/SC 18545 – RQE 14991).

Cuide da saúde e da beleza da sua pele. Há uma série de recursos que podem lhe ajudar, como cosméticos, dermocosméticos e medicamentos dermatológicos. No entanto, lembre-se de consultar seu dermatologista. Aqui na Clínica Carreirão, os procedimentos dermatológicos são indicados de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente. Se precisar de ajuda, conte conosco!

Sobre o Autor

Marcela Carreirão
Marcela Carreirão
Formada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista, a Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 RQE 10574 e RQE14991) é especialista em Dermatologia pelo Instituto Superior de Medicina Dermatológica de São Paulo e especialista em Cirurgia Facial, Otorrinolaringologia pelo Hospital Paulista.

Possui título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); título de especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL CCF) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), membro titular da Academia Americana de Dermatologia (AAD), membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!