+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Nariz quebrado: o que fazer?

por | 18/06/2021 | Blog, Nariz

Os traumas de face, e mais especificamente de nariz, podem cursar com diferentes formas de apresentação e gravidade. A primeira coisa a se fazer após um trauma nasal, havendo ou não suspeita de fratura nasal (nariz quebrado), é procurar atendimento médico. Preferencialmente a avaliação de um Médico Otorrinolaringologista

A porção superior do nariz (próximo dos olhos) é formada principalmente por ossos (ossos próprios nasais, processo frontal da maxila). Já a porção mais inferior do nariz é formada principalmente por cartilagens (cartilagens laterais superiores, cartilagens laterais inferiores e porção cartilaginosa do septo nasal).

Mesmo que o impacto não tenha sido capaz de provocar uma fratura dos ossos nasais, outras estruturas do nariz podem ter sido lesionadas no trauma. A região mais anterior do septo nasal e a ponta nasal são formadas principalmente por cartilagem. 

O trauma pode causar lesões, desvios e deformidades destas cartilagens, mesmo quando não há sinais de fratura dos ossos nasais. Em alguns casos, por exemplo, pode haver a formação de hematomas nesta região mais anterior do septo nasal. Para evitar a ocorrência de complicações locais, a drenagem imediata é necessária. 

Evita-se também o aparecimento de deformidades tardias que podem interferir tanto na estética como na função respiratória do nariz. 

Avaliação do nariz quebrado

Uma vez na consulta, o médico otorrinolaringologista poderá realizar uma avaliação detalhada do caso. O objetivo é identificar o local e a extensão das lesões provocadas pelo trauma. 

Inicialmente, os exames são realizados no próprio consultório, com a inspeção e palpação do nariz. Além disso, uma rinoscopia anterior e videoendoscopia nasal para analisar a porção interna do nariz podem ser realizadas. 

Nos casos mais graves, o médico otorrinolaringologista poderá solicitar exames de imagem, como uma tomografia computadorizada do nariz e face.

“Geralmente, os traumas costumam acontecer no septo nasal, no osso nasal e no processo frontal da maxila. Inicialmente, o mais importante é o diagnóstico precoce de todas as lesões presentes. Com isso, é possível indicar o tratamento mais apropriado para cada caso e o momento ideal para realizá-lo. Esta abordagem reduz significativamente a chance de sequelas estéticas e funcionais tardias” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167). 

É importante lembrar que os traumas no nariz costumam provocar edema (inchaço) de rápida instalação. 

Assim, em alguns casos, mesmo após o diagnóstico da fratura nasal e a definição do tratamento, os pacientes precisam esperar um determinado período. Isso serve para que a fase mais intensa deste edema seja absorvida, antes da realização do tratamento indicado.  

Tratamento do nariz quebrado

Nos casos de fraturas nasais mais simples, sem grandes desvios e sem lesões significativas do septo nasal e cartilagens, a correção do nariz quebrado pode ser realizada de forma menos invasiva, sob sedação e anestesia local ou anestesia geral.

“Em alguns casos, é possível fazer o tratamento do nariz quebrado sem incisões, apenas com técnica de redução fechada. Este procedimento cirúrgico é feito através das próprias fossas nasais, reduzindo e reposicionando os ossos nasais, podendo ser realizado com anestesia local e sedação.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167). 

Nos traumas maiores, onde há lesão das cartilagens nasais e septo nasal, desvios maiores do nariz, a cirurgia para correção do nariz quebrado assemelha-se à Rinoplastia. Nestes casos, a rinosseptoplastia é realizada com anestesia geral. 

Em alguns casos, os ossos e cartilagens são tão danificados que é preciso fazer a reconstrução dessas estruturas. Assim, é necessária a utilização de enxertos e aplicação de técnicas de Rinoplastia Estruturada

Casos onde a cartilagem do septo nasal foi muito danificada, pode ser necessário ainda a coleta de cartilagem de costela para reconstrução do nariz. Isso é semelhante ao que é realizado em uma Rinoplastia Revisional

Todos estes cuidados têm por objetivo tratar adequadamente tanto a estética quanto a função respiratória nasal.

Em caso de nariz quebrado, não espere! Procure um médico otorrinolaringologista. O Dr. Waldir Carreirão Neto pode lhe ajudar. Entre em contato!


Sobre o Autor

Waldir Carreirão
Waldir Carreirão
O Dr. Waldir Carreirão (CRM/SC 10892 RQE 8167) possui Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB).

Também realizou Complementação Especializada (Fellowship) em Cirurgia Plástica Facial e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

É Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico Otorrinolaringologista no Hospital Universitário da UFSC. Sua área de atuação dentro da Otorrinolaringologia possui Ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!