+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Cicatriz da rinoplastia: devo me preocupar?

por | 24/01/2022 | Nariz, Rinoplastia

De forma geral, a região do nariz possui uma capacidade de cicatrização muito boa. Além disso, técnicas refinadas de sutura e cuidados importantes no manuseio da região reduzem as chances de cicatrizes inestéticas na rinoplastia. Abaixo, você vai entender em quais regiões do nariz a cicatriz da rinoplastia é localizada, como as incisões são feitas e os principais cuidados.

Rinoplastia por acesso aberto ou fechado 

Existem duas formas de realizar a rinoplastia: por acesso aberto ou por acesso fechado.

Na via de acesso fechada, todas as incisões ficam por dentro do nariz. No entanto, esta técnica é indicada apenas para casos selecionados, sendo atualmente utilizada numa minoria dos casos.

Já a cirurgia por acesso aberto, amplamente utilizada hoje em dia, permite uma melhor avaliação da anatomia do nariz do paciente. Sua realização exige uma pequena cicatriz externa, na região do meio do nariz, na parte de baixo, conhecida como columela. Os demais pontos, assim como na cirurgia por acesso fechado, são realizados na parte interna do nariz.

Cicatriz da columela 

A cicatriz da columela é muito discreta e suave, quase imperceptível. Tratam-se dos únicos pontos que o paciente precisará retirar após a rinoplastia, cerca de 7 a 14 dias depois do procedimento, dependendo de cada caso.

Os demais pontos internos são absorvíveis e desaparecem naturalmente com o tempo. 

Cicatriz da asa nasal (nariz largo)

Alguns pacientes se queixam de nariz largo e querem reduzir o tamanho das narinas ou da base nasal. Nesses casos, é necessário realizar um estreitamento desta região, conhecida como alectomia.

Para realizar a alectomia, são necessárias outras duas incisões laterais ao nariz. E isso vale tanto para cirurgias com acesso aberto, quanto por acesso fechado. 

Essas cicatrizes também costumam ser discretas. 

Assim como na cicatriz da columela, os pontos das duas cicatrizes da alectomia são retirados entre 7 a 14 dias da cirurgia.

Cuidados com a cicatriz da rinoplastia

Tanto a cicatriz da região da columela, como aquelas realizadas no estreitamento da base nasal, exigem cuidados. E eles iniciam já durante a rinoplastia. Cabe ao cirurgião otorrinolaringologista os primeiros passos para que o paciente tenha uma cicatrização boa e esteticamente agradável. 

O médico responsável deve ter, durante a cirurgia, a capacidade de não deixar a linha de sutura com muita tensão. E isso exige técnicas específicas, próprias de profissionais especialistas e qualificados para a realização de uma rinoplastia.

Quanto maior a tensão sobre a linha de sutura da cicatriz da rinoplastia, maiores as chances de problemas na cicatrização.

Cicatriz da rinoplastia: orientações médicas

Já aos pacientes cabe seguir as orientações sobre higiene e cuidados no local da incisão, feitas pelo médico. Além disso, deve-se prestar atenção com a hidratação e a proteção contra o sol. Geralmente, são prescritos alguns produtos à base de gel que evitam ressecamento e protegem a cicatriz da rinoplastia contra os raios solares.

Vale ressaltar que a ocorrência de cicatrizes hipertróficas e de quelóides é muito rara na rinoplastia. Mesmo assim, é importante tomar esses cuidados e seguir todas as recomendações médicas para uma recuperação mais saudável e proveitosa.

Nesse sentido, a escolha do médico cirurgião é decisiva para o resultado final do procedimento e para a qualidade da cicatriz da rinoplastia. Escolher profissionais especialistas, que tenham a rinoplastia como foco de atuação, é fundamental para o sucesso do procedimento.

O Dr. Waldir Carreirão Neto (CRM/SC 10892 e RQE 8167) pode lhe ajudar. Clique aqui e marque já a sua consulta!

Sobre o autor

Dr. Waldir Carreirão Neto (CRM/SC 10892 e RQE 8167) é Otorrinolaringologista, com ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais. É sócio-proprietário da Clínica Carreirão, no Centro de Florianópolis/SC, local onde atende consultas.

Confira, a seguir, um breve resumo do seu currículo:

Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Médico Otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2005-2008), com Título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (2009) pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB) – RQE 8167.

Preceptor da Residência Médica de Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2008-2009).

Complementação Especializada em Cirurgia Plástica Facial no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2009-2011).

Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP (2011-2015).

Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.

Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.

Membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

Sócio Proprietário da Clínica Carreirão.

Para agendar uma consulta com o Dr. Waldir Carreirão Neto (CRM/SC 10892 e RQE 8167), entre em contato conosco: 48 3223.7658 ou 48 99138.4455. Você também pode entrar em contato através do email atendimento@carreirao.com.br. 

Sobre o Autor

Waldir Carreirão
Waldir Carreirão
O Dr. Waldir Carreirão (CRM/SC 10892 RQE 8167) possui Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB).

Também realizou Complementação Especializada (Fellowship) em Cirurgia Plástica Facial e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

É Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico Otorrinolaringologista no Hospital Universitário da UFSC. Sua área de atuação dentro da Otorrinolaringologia possui Ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!