+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Pré-operatório da rinoplastia: passo a passo

por | 24/02/2022 | Nariz, Rinoplastia

É muito importante que o paciente entenda quais são os seus objetivos antes mesmo de iniciar o pré-operatório da rinoplastia. Como vimos no texto sobre a cirurgia plástica do nariz, a rinoplastia é utilizada por quem deseja um nariz que combine com sua face. No entanto, o procedimento também pode corrigir problemas funcionais. Especialmente a dificuldade para respirar pelo nariz.

“O ideal é que tanto as alterações estéticas, como as funcionais do nariz, sejam corrigidas no mesmo procedimento.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Tanto médicos otorrinolaringologistas como cirurgiões plásticos podem realizar a rinoplastia. Contudo, vale ressaltar que a rinoplastia é uma cirurgia complexa, com uma longa curva de aprendizado. 

Assim, antes de iniciar o pré-operatório da rinoplastia, cabe ao paciente escolher o seu médico com atenção. Ele deve ter a rinoplastia como seu principal foco de atuação.

Abaixo, você vai entender o passo a passo da decisão até o dia da rinoplastia!

Pré-operatório da rinoplastia: Procurando informações 

Ler sobre a rinoplastia é muito importante. Aqui em nosso blog nós temos muitos textos que podem lhe ajudar a compreender melhor esse procedimento. No entanto, além das informações técnicas, é fundamental conversar com quem já realizou a cirurgia. De preferência, com pessoas próximas e da sua confiança.

“Conversar com pessoas próximas que já realizaram a rinoplastia ajuda a compreender melhor a experiência de pré e pós-operatório. O paciente pode tirar dúvidas práticas e pegar referências de bons profissionais. Perguntas sobre como foi a relação com o médico antes, durante e depois do procedimento também podem ajudar na escolha.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Escolhendo o profissional mais adequado

Nesse sentido, é importante relembrar algumas dicas sobre como escolher o cirurgião ideal para a sua rinoplastia

  • Verificar o currículo: Onde o cirurgião se formou? Onde fez a residência médica? Quais as especializações o médico realizou na área específica do Nariz e da Face?
  • Verificar o tempo de atuação na área: Experiência faz a diferença na Rinoplastia. Há quanto tempo o médico realiza esse tipo de procedimento? Ele tem a Rinoplastia como foco principal de atuação?
  • Verificar as atualizações: O médico cirurgião participa de cursos e congressos? É palestrante frequente desses eventos? Conhece e utiliza as tecnologias mais atuais na área? Oferece as técnicas mais atuais no campo da Rinoplastia aos seus pacientes?
  • Verificar resultados reais: Conversar com pacientes reais que já tenham realizado sua Rinoplastia com o médico que você está pesquisando é fundamental. Conhecer resultados de longo prazo (mais de 12 meses de pós-operatório) comparando as fotos do antes e depois também ajudam a realizar uma avaliação mais precisa.

“As Redes Sociais são uma excelente ferramenta de busca e pesquisa. Porém, devem ser utilizadas de forma criteriosa e suas informações devidamente filtradas. Assim, é interessante que o paciente use as redes sociais como o ponto de partida na busca por um cirurgião. Mas jamais deve ser utilizada como único ou principal critério de avaliação.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Primeira consulta

Após a escolha do médico cirurgião ideal para a sua rinoplastia, é a hora de marcar a sua primeira consulta. Nela, você poderá conhecer o profissional pessoalmente, verificar afinidades e tirar todas as suas dúvidas. Além disso, é importante que você leve exames prévios caso possua (tomografias de face). Leve também fotos pré-cirurgia (caso você já tenha feito alguma rinoplastia anteriormente).

Outro ponto fundamental na primeira consulta do pré-operatório da rinoplastia é explicar claramente para o médico cirurgião quais são as suas queixas. Seja sincero sobre o que lhe incomoda e quais são os seus objetivos e expectativas com a rinoplastia.

“Na consulta, além de realizar um levantamento completo do histórico de saúde do paciente, nós procuramos deixá-lo falar sobre o que mais lhe incomoda. Assim, é possível entender melhor quais são as expectativas da pessoa com a Rinoplastia.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167). 

Na Clínica Carreirão, como forma de conhecer ainda melhor o paciente e planejar o pré-operatório da rinoplastia de forma mais precisa, são realizadas:

  • Fotografias padronizadas: Nestas imagens, pode-se identificar e analisar de forma mais precisa as características do nariz que desagradam esteticamente os pacientes. Assim, é possível entender melhor quais são os seus objetivos. Inclusive, com o uso de programas de simulação da rinoplastia.
  • Simulação computadorizada: A simulação computadorizada da rinoplastia auxilia o médico no planejamento do procedimento. No entanto, ela nunca deve ser interpretada como promessa de resultado.

Assim, com base nos resultados dessa primeira consulta, o Dr. Waldir Carreirão solicita todos os exames para o pré-operatório da rinoplastia. 

Cuidado logístico e financeiro

Na Clínica Carreirão, ainda na primeira consulta, são informados todos os detalhes financeiros e logísticos do pré-operatório da rinoplastia. Os pacientes recebem o contato direto da administradora da clínica, que poderá auxiliar em todos os passos até o dia da cirurgia.

Assim, com os exames do pré-operatório da rinoplastia realizados, e com os cuidados financeiros e logísticos acertados, marca-se a consulta de retorno pré-operatória.

Consulta pré-operatória

Essa é a parte fundamental do pré-operatório da rinoplastia. Nessa consulta, o caso do paciente é revisto em detalhes. É o momento de tirar as últimas dúvidas antes do procedimento. O médico revê todos os exames realizados e mostra ao paciente toda a programação de sua cirurgia.

Nesta consulta, o médico também entrega ao paciente o “kit pós-operatório”. Ele contém:

  • Gel térmico para as compressas no pós-operatório.
  • Dispositivo para higiene nasal. 
  • As receitas dos medicamentos. 
  • Orientações detalhadas dos cuidados no período de pós-operatório. 

O dia da cirurgia 

No dia da cirurgia, ao seguir esse passo a passo, você deverá estar muito tranquilo e confortável. Afinal, você conversou com pessoas próximas e escolheu o médico mais qualificado para a sua rinoplastia

Por fim, ainda no pré-operatório da rinoplastia, lembre-se:

  • Chegue pelo menos 90 – 120 minutos antes ao hospital onde a rinoplastia será realizada.
  • Lembre-se que as rinoplastias primárias podem ter até 4 horas de duração. Já as rinoplastias secundárias, até 6 horas.
  • No entanto, todo o processo de anestesia, cirurgia e recuperação pode levar mais de 8 horas.
  • Pacientes que fazem a rinoplastia pela manhã costumam ser liberados no mesmo dia. Pacientes que realizam a rinoplastia no período da tarde costumam ser liberados na manhã do dia seguinte.
  • Por cuidado, recomendamos que pacientes que moram em outras cidades também permaneçam uma noite no hospital. 


Cuide da sua saúde e da sua beleza! O Dr. Waldir Carreirão pode ajudar a realizar o sonho de sua rinoplastia. Clique aqui e marque a sua consulta!

Sobre o Autor

Waldir Carreirão
Waldir Carreirão
O Dr. Waldir Carreirão (CRM/SC 10892 RQE 8167) possui Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB).

Também realizou Complementação Especializada (Fellowship) em Cirurgia Plástica Facial e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

É Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico Otorrinolaringologista no Hospital Universitário da UFSC. Sua área de atuação dentro da Otorrinolaringologia possui Ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!