A rinoplastia é o procedimento cirúrgico indicado tanto para pessoas que procuram um aspecto mais harmonioso do nariz, como para pacientes com problemas funcionais (dificuldades para respirar). Assim, o bom planejamento da rinoplastia é fundamental para atender as necessidades dos pacientes e suas expectativas.
“O ideal é que as alterações estéticas e funcionais sejam corrigidas ao mesmo tempo, otimizando o procedimento cirúrgico como um todo e também a recuperação no pós-operatório. No entanto, para isso, o planejamento da rinoplastia precisa ser feito com cuidado.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).
Abaixo, você irá entender como é realizado o planejamento da rinoplastia.
Consulta para Planejamento da Rinoplastia
O primeiro passo para quem deseja realizar correções estéticas e funcionais no nariz é procurar um Médico especialista (Otorrinolaringologista ou Cirurgião Plástico) que tenha sua formação médica direcionada para a realização de Rinoplastia. Este profissional deverá ter experiência, treinamento e conhecimentos específicos para a realização deste tipo de procedimento.
“Na consulta, além de realizar um levantamento completo do histórico de saúde do paciente, nós procuramos deixá-lo falar sobre o que mais lhe incomoda. Assim, é possível entender melhor quais são as expectativas da pessoa com a Rinoplastia.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).
Fotografias Padronizadas
Hoje, é muito comum que os pacientes cheguem até a primeira consulta queixando-se sobre como o nariz é retratado nas fotografias de celular, principalmente nos “selfies”. Sabe-se, contudo, que as câmeras comuns dos celulares e o fato de os “selfies” serem realizados a curta distância, tendem a provocar distorções ou aumentos de aproximadamente 30% da largura do nariz. Este é o chamado “Efeito Selfie”.
Por isso, além da anamnese e do exame físico, o planejamento da rinoplastia passa pela realização de fotografias padronizadas realizadas no consultório. Nestas imagens, pode-se identificar se as características que desagradam esteticamente os pacientes realmente persistem nas fotos. Assim, é possível entender melhor quais são os seus objetivos. Inclusive, com o uso de programas de simulação da rinoplastia.
Simulação de Rinoplastia
Uma vez realizadas as fotografias padronizadas, o próximo passo no planejamento da rinoplastia é utilizá-las em uma simulação computadorizada. Trata-se de uma ferramenta para a sistematização do que será necessário realizar na cirurgia.
“A simulação computadorizada da rinoplastia auxilia o médico no planejamento do procedimento. No entanto, ela nunca deve ser interpretada como promessa de resultado. Ela é utilizada para que o cirurgião identifique as preferências dos pacientes e para que possa mostrar aquilo que é possível ser melhorado.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).
Diagnóstico Funcional
Além da anamnese, dos exames físicos, das fotografias padronizadas e da simulação por computador, o médico pode solicitar a realização de outros exame. Entre eles, a endoscopia nasal e a tomografia computadorizada. Tais métodos auxiliam também no diagnóstico correto dos problemas funcionais do nariz.
“Muitos pacientes chegam ao consultório associando a dificuldade de respirar com alguma característica estética ou problema anatômico. Por isso, para ter certeza do diagnóstico, nós solicitamos alguns exames. Em alguns casos, as causas para a dificuldade de respirar pode ser totalmente diferente do que era imaginado. Inclusive em pacientes que já realizaram rinoplastia.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).
No planejamento da rinoplastia, cabe ao médico otorrinolaringologista não só escutar as queixas dos pacientes, mas avaliar e mostrar a eles quais são as reais causas de seus problemas. Adicionalmente, apresentar quais as melhores soluções possíveis para cada caso.
“Nós procuramos entender quais as queixas e expectativas dos pacientes. Os exames, as simulações por computador e a avaliação de exames complementares solicitados nos ajudam a executar o planejamento da rinoplastia de forma mais precisa. Por outro lado, também ajudam o paciente a compreender melhor seu problema, principalmente entender quais alterações da anatomia de seu nariz são as reais responsáveis por suas queixas estéticas e funcionais.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).
Uma vez realizado o planejamento da rinoplastia, os pacientes são encaminhados para exames a avaliação pré-anestésica. Nela, podem ser solicitados exames de sangue, eletrocardiograma, entre outros. O cuidado representa maior segurança aos pacientes durante o procedimento. Na sequência, a cirurgia é agendada.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre o planejamento da rinoplastia, entre em contato conosco!
Sobre o Autor
Últimos Posts
- 31/01/2024DermatologiaTudo o que você precisa saber sobre a Plataforma Morpheus
- 27/12/2023DermatologiaPele no Verão: Os Melhores Procedimentos
- 25/09/2023DermatologiaO que você precisa saber sobre PDRN
- 14/07/2023DermatologiaProtocolos para mãos, pescoço e face: novidades do Expert Summit 2023 Latino-Americano