+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Como é o planejamento da rinoplastia?

por | 26/03/2020 | Blog, Nariz, Rinoplastia

A rinoplastia é o procedimento cirúrgico indicado tanto para pessoas que procuram um aspecto mais harmonioso do nariz, como para pacientes com problemas funcionais (dificuldades para respirar). Assim, o bom planejamento da rinoplastia é fundamental para atender as necessidades dos pacientes e suas expectativas.

“O ideal é que as alterações estéticas e funcionais sejam corrigidas ao mesmo tempo, otimizando o procedimento cirúrgico como um todo e também a recuperação no pós-operatório. No entanto, para isso, o planejamento da rinoplastia precisa ser feito com cuidado.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Abaixo, você irá entender como é realizado o planejamento da rinoplastia.

Consulta para Planejamento da Rinoplastia

O primeiro passo para quem deseja realizar correções estéticas e funcionais no nariz é procurar um Médico especialista (Otorrinolaringologista ou Cirurgião Plástico) que tenha sua formação médica direcionada para a realização de Rinoplastia. Este profissional deverá ter experiência, treinamento e conhecimentos específicos para a realização deste tipo de procedimento.

“Na consulta, além de realizar um levantamento completo do histórico de saúde do paciente, nós procuramos deixá-lo falar sobre o que mais lhe incomoda. Assim, é possível entender melhor quais são as expectativas da pessoa com a Rinoplastia.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Fotografias Padronizadas

Hoje, é muito comum que os pacientes cheguem até a primeira consulta queixando-se sobre como o nariz é retratado nas fotografias de celular, principalmente nos “selfies”. Sabe-se, contudo, que as câmeras comuns dos celulares e o fato de os “selfies” serem realizados a curta distância, tendem a provocar distorções ou aumentos de aproximadamente 30% da largura do nariz. Este é o chamado “Efeito Selfie”. 

Por isso, além da anamnese e do exame físico, o planejamento da rinoplastia passa pela realização de fotografias padronizadas realizadas no consultório. Nestas imagens, pode-se identificar se as características que desagradam esteticamente os pacientes realmente persistem nas fotos. Assim, é possível entender melhor quais são os seus objetivos. Inclusive, com o uso de programas de simulação da rinoplastia.

Simulação de Rinoplastia

Uma vez realizadas as fotografias padronizadas, o próximo passo no planejamento da rinoplastia é utilizá-las em uma simulação computadorizada. Trata-se de uma ferramenta para a sistematização do que será necessário realizar na cirurgia.

“A simulação computadorizada da rinoplastia auxilia o médico no planejamento do procedimento. No entanto, ela nunca deve ser interpretada como promessa de resultado. Ela é utilizada para que o cirurgião identifique as preferências dos pacientes e para que possa mostrar aquilo que é possível ser melhorado. – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Diagnóstico Funcional

Além da anamnese, dos exames físicos, das fotografias padronizadas e da simulação por computador, o médico pode solicitar a realização de outros exame. Entre eles, a endoscopia nasal e a tomografia computadorizada. Tais métodos auxiliam também no diagnóstico correto dos problemas funcionais do nariz.

“Muitos pacientes chegam ao consultório associando a dificuldade de respirar com alguma característica estética ou problema anatômico. Por isso, para ter certeza do diagnóstico, nós solicitamos alguns exames. Em alguns casos, as causas para a dificuldade de respirar pode ser totalmente diferente do que era imaginado. Inclusive em pacientes que já realizaram rinoplastia.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

No planejamento da rinoplastia, cabe ao médico otorrinolaringologista não só escutar as queixas dos pacientes, mas avaliar e mostrar a eles quais são as reais causas de seus problemas. Adicionalmente, apresentar quais as melhores soluções possíveis para cada caso.

“Nós procuramos entender quais as queixas e expectativas dos pacientes. Os exames, as simulações por computador e a avaliação de exames complementares solicitados nos ajudam a executar o planejamento da rinoplastia de forma mais precisa. Por outro lado, também ajudam o paciente a compreender melhor seu problema, principalmente entender quais alterações da anatomia de seu nariz são as reais responsáveis por suas queixas estéticas e funcionais.”  – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Uma vez realizado o planejamento da rinoplastia, os pacientes são encaminhados para exames a avaliação pré-anestésica. Nela, podem ser solicitados exames de sangue, eletrocardiograma, entre outros. O cuidado representa maior segurança aos pacientes durante o procedimento. Na sequência, a cirurgia é agendada.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o planejamento da rinoplastia, entre em contato conosco!

Sobre o Autor

Waldir Carreirão
Waldir Carreirão
O Dr. Waldir Carreirão (CRM/SC 10892 RQE 8167) possui Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB).

Também realizou Complementação Especializada (Fellowship) em Cirurgia Plástica Facial e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

É Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico Otorrinolaringologista no Hospital Universitário da UFSC. Sua área de atuação dentro da Otorrinolaringologia possui Ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!