Os nutracêuticos são suplementos alimentares que possuem compostos bioativos benéficos para o organismo. Estas substâncias são extraídas de alimentos, plantas e raízes. Quando ingeridas de forma concentrada, possuem efeitos semelhantes ao de medicamentos.
Na dermatologia, os nutracêuticos são utilizados tanto em tratamentos estéticos quanto para prevenir e tratar doenças.
“Os nutracêuticos podem trazer vários benefícios para a pele. O uso dessas substâncias potencializa os tratamentos realizados com cremes e os procedimentos feitos na clínica. É um cuidado que vem de dentro pra fora e que faz parte de uma estratégia completa de saúde e beleza.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.
Principais efeitos
Os nutracêuticos costumam possuir efeito antioxidante, reduzindo a produção de radicais livres no organismo. Assim, é possível prevenir certos danos provocados pelo meio-ambiente sobre a pele e reduzir, em certa medida, as marcas provocadas pelo processo de envelhecimento.
Dependendo da indicação do médico dermatologista, o nutracêutico pode ser utilizado para estimular a produção de colágeno. Existem substâncias em cápsulas capazes, até mesmo, de provocar um efeito fotoprotetor, ideal para os meses de verão.
Com os nutracêuticos também é possível, em determinados casos, reduzir a hiperpigmentação da pele e melhorar o melasma e promover a hidratação da pele seca.
Nutracêuticos: Indicações
Vimos que os nutracêuticos são utilizados como adjuvantes em um tratamento dermatológico mais amplo.
Na Clínica Carreirão, a Dra Marcela Camera Carreirão, Médica Dermatologista, costuma recomendar o uso de nutracêuticos nos casos de:
- Estimulação de colágeno e rejuvenescimento: nesses casos, são indicados nutracêuticos a base de peptídeos de colágeno, vitamina c, selênio, flavonoides, arginina, entre outros. Eles compõem, junto com procedimentos como o Ultraformer e o Laser Fracionado e substâncias como o Sculptra e Radiesse, uma estratégia ampla de rejuvenescimento.
- Proteção solar e prevenção de melasmas: flavonóides, carotenóides, picnogenol e polypodium leucotomos são nutracêuticos indicados para diminuir os impactos dos raios solares na pele.
- Queda de cabelos e unhas fracas: podem ser corrigidas e prevenidas com nutracêuticos a base de biotina, zinco, cobre e vitaminas A, C e D.
- Hidratação da pele: nesses casos, podem ser indicados nutracêuticos a base de ômegas 3 e luteína.
É importante lembrar que o uso de nutracêuticos deve ser prescrito e orientado pelo Médico Dermatologista:
“Algumas substâncias podem desencadear efeitos não indicados para determinados pacientes, como alterações renais e hepáticas. Existem também as pessoas com alergia a componentes das fórmulas dos nutracêuticos. Cada caso deve ser analisado individualmente pelo Médico Dermatologista responsável.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.
Aqui na Clínica Carreirão, a prescrição dos nutracêuticos e os tratamentos dermatológicos são realizados de forma individualizada, de acordo com as necessidades de cada pessoa. Se precisar de ajuda, conte conosco!
Sobre o Autor
Últimos Posts
- 31/01/2024DermatologiaTudo o que você precisa saber sobre a Plataforma Morpheus
- 27/12/2023DermatologiaPele no Verão: Os Melhores Procedimentos
- 25/09/2023DermatologiaO que você precisa saber sobre PDRN
- 14/07/2023DermatologiaProtocolos para mãos, pescoço e face: novidades do Expert Summit 2023 Latino-Americano