O inverno é a melhor época do ano para realizar procedimentos como peelings, e alguns tipos de laser. Isso porque, para rejuvenescer a pele, esses tratamentos precisam provocar uma espécie de descamação e reestruturação do tecido. O que, nas épocas mais quentes, pode facilitar o surgimento de manchas e provocar irritações.
Já no inverno, a incidência de luz solar é naturalmente menor. Além disso, com o friozinho, dificilmente alguém nos convida para ir à praia ou para a piscina, não é mesmo? O mais comum é que as pessoas protejam a pele no inverno com mais roupas e frequentem ambientes internos mais vezes.
Abaixo, a Dra. Marcela Camera Carreirão fala dos procedimentos mais indicados para cuidar da saúde e da beleza da pele no inverno.
Pele no inverno: Tratamentos a Laser
Alguns tratamentos a laser como os fracionados ablativos (CO2 e Erbium) podem ser realizados com maior conforto no inverno. Eles têm como princípio “descamar” a pele para que ela se renove. O que pode deixar a região tratada temporariamente mais sensível e suscetível à manchas. Especialmente no verão.
“Os tratamentos com laser fracionado removem a camada mais externa da pele, geralmente envelhecida e danificada, provocando a troca dessa pele por outra mais nova e saudável. Além disso, o efeito térmico do laser estimula a formação de colágeno e a remodelação das fibras estruturais do tecido cutâneo. Assim, a pele do paciente fica mais firme e com menos rugas”. – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.
Nesse sentido, o destaque no inverno acaba sendo para os procedimentos com o laser fracionado. Eles promovem uma melhora na aparência dos poros e estimulam a formação de colágeno, melhorando rugas finas.
O tratamento é utilizado para o clareamento das manchas provocadas pelo sol e das manchas senis. O laser fracionado também é indicado para:
- Rejuvenescimento facial e Peeling (estimulação de colágeno e elastina).
- Remoção de manchas leves na pele.
- Tratamento de poros abertos.
- Suavização de cicatrizes e cicatriz de ACNE.
- Suavização de rugas finas (principalmente ao redor dos olhos e boca).
- Tratamento de estrias
Laser no verão: Já o tratamento com o laser acroma (nd-yag q-switched) não deixa a pele sensível e pode ser realizado no verão. Ele é um dos únicos lasers que podem ser utilizados antes de ir à praia, por exemplo. Trata-se do único laser com autorização do FDA para tratamento do melasma.
Bioestimuladores: Radiesse® e Sculptra.
Os bioestimuladores de colágeno como o Radiesse® (Hidroxiapatita de Cálcio) e Sculptra (Ácido Poliláctico) provocam reações químicas que deixam a pele mais firme. Eles reduzem a flacidez e a aparência de envelhecimento.
O tratamento com Sculptra promove a formação de novas fibras de colágeno nas áreas onde ele é injetado. Ele é utilizado para dar mais firmeza à pele, melhorar a flacidez e aparência geral da pele de glúteos e coxas, além de reduzir rugas no rosto, colo e mãos.
Em geral, os resultados do Sculptra já podem ser percebidos em cerca de 30 dias após a segunda sessão. O Radiesse®, por sua vez, também é um produto muito versátil:
“Dependendo da diluição do produto, além de dar volume, ele provoca um efeito lifting de contorno e a melhora na qualidade da pele na região. – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.
O tratamento com Radiesse® pode surtir ainda mais efeitos quando associado ao uso de lasers. Exemplo disso são os casos de rejuvenescimento das mãos. O Radiesse® também vem sendo aplicado para volumização e melhora da flacidez corporal na região glútea, com excelentes resultados.
“O Radiesse é injetado delicadamente na pele. Geralmente, em pequenas quantidades, com uma agulha muito fina ou com cânula. Essa injeção produz um efeito imediato e visível. Porém, com melhores resultados após 3 semanas. Normalmente, são necessárias duas aplicações. Apenas em casos extremos, onde a pele se encontra muito envelhecida, é que uma terceira aplicação é feita, 30 dias depois”. – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.
Pele no inverno: cuidados importantes
Mesmo com todas as vantagens citadas acima, é importante não descuidar dos cuidados básicos com a pele no inverno. Apesar do sol “mais fraquinho”, o uso de protetor solar é recomendado antes, durante e após a realização dos procedimentos.
Além disso, com o frio, é normal que a pele no inverno fique um pouco mais ressecada. O uso de sabonetes e produtos hidratantes específicos pode ajudar nessa situação. Especialmente após a realização de procedimentos a laser ou da aplicação de bioestimuladores Sculptra e Radiesse®.
No entanto, o principal cuidado com a pele no inverno, sem dúvidas, é consultar uma médica dermatologista especialista em saúde e beleza.
Por isso, não perca tempo! Aproveite a época mais fria do ano e marque já a sua consulta. a Dra. Marcela Camera Carreirão pode ajudar você a cuidar da sua saúde e a valorizar a sua beleza.
Sobre a autora:
Marcela Camera Carreirão
Formada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista, a Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 RQE 10574 e RQE14991) é especialista em Dermatologia pelo Instituto Superior de Medicina Dermatológica de São Paulo e especialista em Cirurgia Facial, Otorrinolaringologia pelo Hospital Paulista.
Possui título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); título de especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL CCF) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), membro titular da Academia Americana de Dermatologia (AAD), membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.
Sobre o Autor
Últimos Posts
- 31/01/2024DermatologiaTudo o que você precisa saber sobre a Plataforma Morpheus
- 27/12/2023DermatologiaPele no Verão: Os Melhores Procedimentos
- 25/09/2023DermatologiaO que você precisa saber sobre PDRN
- 14/07/2023DermatologiaProtocolos para mãos, pescoço e face: novidades do Expert Summit 2023 Latino-Americano