O envelhecimento precoce é uma das principais marcas de cigarro na pele. Ele está associado com o surgimento de manchas, rugas e com a flacidez dos tecidos.
Abaixo, você vai entender como isso acontece e quais os melhores tratamentos para esse problema.
Os efeitos do cigarro
Os cigarros são compostos por milhares de substâncias tóxicas que aumentam a produção de radicais livres no organismo. Estas moléculas atrapalham o funcionamento dos tecidos e agridem a pele.
Por ser o órgão mais exposto do nosso corpo, as marcas de cigarro na pele ficam muito evidentes. Elas aceleram o envelhecimento, especialmente no rosto, onde as camadas são mais finas e sensíveis.
Na pele, o hábito de fumar provoca:
- Perda de colágeno (flacidez).
- Aparecimento de rugas e linhas de expressão (código de barras na boca).
- Surgimento de manchas (opacas e acinzentadas).
- Dilatação dos poros (cravos mais evidentes).
Como tratar as marcas de cigarro na pele?
Para que os resultados dos tratamentos para as marcas de cigarro na pele sejam mais efetivos e naturais, o ideal é combinar uma série de técnicas e procedimentos.
Abaixo, Dra. Marcela Camera Carreirão explica quais tratamentos utiliza para suavizar as marcas de cigarro na pele:
- Skinbooster: é um tipo de ácido hialurônico utilizado para hidratar as rugas e as marcas de expressão. Ele é aplicado especialmente ao redor dos lábios, para suavizar as marcas de cigarro conhecidas como código de barras.
- Preenchimento labial: indicado para pacientes com marcas de fumo na pele e que perderam volume labial por conta do tabagismo.
- Laser fracionado: utilizado para estimular a produção de colágeno nas regiões em que o hábito de fumar provoca flacidez. Assim, a pele fica mais firme e as marcas de fumo na pele são suavizadas.
- Fios de PDO: utilizados em cirurgias, esses fios minúsculos são dispostos em uma trama na pele. Isso estimula a produção de colágeno na região, reduzindo a flacidez e as marcas de cigarro. Os fios são absorvidos naturalmente pelo organismo em três semanas. O resultado fica bastante natural, sem a sensação de volume extra.
- Ultraformer: também trata a flacidez e as marcas de cigarro ao redor da boca e no rosto sem aumentar o volume e sem alterar as características do rosto.
Melhor tratamento para marcas e cigarro
Sem dúvidas, a melhor forma de lidar com as marcas de cigarro na pele é com a prevenção. NÃO FUMAR é sim a atitude a ser tomada para ter uma pele mais jovem e bonita. E de ter, acima de tudo, SAÚDE!
No entanto, caso você já tenha fumado ao longo da vida e sofra com as marcas de fumo, procure uma médica dermatologista especialista no assunto.
A Dra. Marcela Camera Carreirão avalia cada paciente individualmente e está a sua disposição. Clique aqui e entre em contato conosco!
Sobre o Autor
Últimos Posts
- 31/01/2024DermatologiaTudo o que você precisa saber sobre a Plataforma Morpheus
- 27/12/2023DermatologiaPele no Verão: Os Melhores Procedimentos
- 25/09/2023DermatologiaO que você precisa saber sobre PDRN
- 14/07/2023DermatologiaProtocolos para mãos, pescoço e face: novidades do Expert Summit 2023 Latino-Americano