+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Marcas de cigarro na pele: como tratar?

por | 19/05/2022 | Dermatologia

O envelhecimento precoce é uma das principais marcas de cigarro na pele. Ele está associado com o surgimento de manchas, rugas e com a flacidez dos tecidos.

Abaixo, você vai entender como isso acontece e quais os melhores tratamentos para esse problema.

Os efeitos do cigarro

Os cigarros são compostos por milhares de substâncias tóxicas que aumentam a produção de radicais livres no organismo. Estas moléculas atrapalham o funcionamento dos tecidos e agridem a pele. 

Por ser o órgão mais exposto do nosso corpo, as marcas de cigarro na pele ficam muito evidentes. Elas aceleram o envelhecimento, especialmente no rosto, onde as camadas são mais finas e sensíveis.

Na pele, o hábito de fumar provoca:

  • Perda de colágeno (flacidez).
  • Aparecimento de rugas e linhas de expressão (código de barras na boca).
  • Surgimento de manchas (opacas e acinzentadas).
  • Dilatação dos poros (cravos mais evidentes).

Como tratar as marcas de cigarro na pele?

Para que os resultados dos tratamentos para as marcas de cigarro na pele sejam mais efetivos e naturais, o ideal é combinar uma série de técnicas e procedimentos. 

Abaixo, Dra. Marcela Camera Carreirão explica quais tratamentos utiliza para suavizar as marcas de cigarro na pele:

  • Skinbooster: é um tipo de ácido hialurônico utilizado para hidratar as rugas e as marcas de expressão. Ele é aplicado especialmente ao redor dos lábios, para suavizar as marcas de cigarro conhecidas como código de barras.
  • Preenchimento labial: indicado para pacientes com marcas de fumo na pele e que perderam volume labial por conta do tabagismo.
  • Laser fracionado: utilizado para estimular a produção de colágeno nas regiões em que o hábito de fumar provoca flacidez. Assim, a pele fica mais firme e as marcas de fumo na pele são suavizadas.
  • Fios de PDO: utilizados em cirurgias, esses fios minúsculos são dispostos em uma trama na pele. Isso estimula a produção de colágeno na região, reduzindo a flacidez e as marcas de cigarro. Os fios são absorvidos naturalmente pelo organismo em três semanas. O resultado fica bastante natural, sem a sensação de volume extra.
  • Ultraformer: também trata a flacidez e as marcas de cigarro ao redor da boca e no rosto sem aumentar o volume e sem alterar as características do rosto.

Melhor tratamento para marcas e cigarro

Sem dúvidas, a melhor forma de lidar com as marcas de cigarro na pele é com a prevenção. NÃO FUMAR é sim a atitude a ser tomada para ter uma pele mais jovem e bonita. E de ter, acima de tudo, SAÚDE!

No entanto, caso você já tenha fumado ao longo da vida e sofra com as marcas de fumo, procure uma médica dermatologista especialista no assunto.

A Dra. Marcela Camera Carreirão avalia cada paciente individualmente e está a sua disposição. Clique aqui e entre em contato conosco! 

Sobre o Autor

Marcela Carreirão
Marcela Carreirão
Formada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista, a Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 RQE 10574 e RQE14991) é especialista em Dermatologia pelo Instituto Superior de Medicina Dermatológica de São Paulo e especialista em Cirurgia Facial, Otorrinolaringologia pelo Hospital Paulista.

Possui título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); título de especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL CCF) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), membro titular da Academia Americana de Dermatologia (AAD), membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!