Antes e Depois da Rinoplastia

Publicado em: 30/11/2020

Antes e depois da Rinoplastia

Muitos fatores podem interferir no antes e depois da Rinoplastia. Tanto as características anatômicas do paciente, como as suas preferências e desejos, influenciam diretamente no resultado do procedimento.

O planejamento individualizado da Rinoplastia deve levar em consideração tanto as características anatômicas do nariz de cada paciente, como também seu gosto e suas preferências:  

“Alguns pacientes preferem um nariz com perfil mais côncavo (curvo). Outros, a maioria homens, preferem um nariz com perfil mais retilíneo. Também existem aqueles que querem algo intermediário, com uma suave curva apenas entre o dorso e a ponta do nariz. Assim, cada paciente possui as suas próprias expectativas sobre o antes e depois da Rinoplastia. Cabe a nós compreendê-las, respeitá-las e mostrar ao paciente aquilo que acreditamos ser possível de se alcançado com a Rinoplastia.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Antes da Rinoplastia

Para poder compreender melhor o desejo de cada pessoa, o cirurgião deve antes de tudo ouvir o paciente e compreender aquilo que mais o incomoda em relação ao seu nariz. 

Na Clínica Carreirão, na primeira consulta antes da Rinoplastia, são realizados registros fotográficos digitais padronizados. Uma vez feitas essas fotos, elas são lançadas em um programa de simulação computadorizada.

“A simulação computadorizada é uma ferramenta muito importante para que o médico possa entender melhor quais são os principais pontos no nariz que incomodam o paciente. Além disso, ela permite mostrar ao paciente quais alterações na anatomia de seu nariz são responsáveis por suas principais queixas estéticas.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

As fotografias digitais padronizadas permitem realizar medidas do nariz. Isso possibilita um planejamento cirúrgico mais preciso da Rinoplastia. 

Dessa forma, além de simular o resultado final, é possível esclarecer melhor ao paciente quais são os objetivos possíveis de serem alcançados com a cirurgia. Considerando sempre, é claro, seu gosto e suas características físicas e individuais.

“Muitas vezes, os pacientes chegam ao consultório com uma queixa em determinada região do nariz. No entanto, ao aplicar os conceitos de perfilometria com a simulação computadorizada, podemos identificar que o problema pode estar em outra área do nariz.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Muito importante: A simulação computadorizada nunca deve ser interpretada como uma garantia do resultado. Ela deve ser encarada como o ponto de partida do projeto de um novo nariz. 

Como vimos anteriormente, o resultado final da Rinoplastia depende de diversos outros aspectos: tempo de recuperação, cicatrização,  rinoplastia revisional, espessura da pele, etc.

Depois da Rinoplastia

“Em média, para ter uma percepção mais real e definitiva do antes e depois da Rinoplastia, é necessário esperar aproximadamente um ano. Esse é o tempo necessário para que o edema da cirurgia seja quase que completamente reabsorvido pelo organismo.” – Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

Em pacientes com a pele grossa, os resultados da rinoplastia demoram mais a aparecer do que em pessoas com a pele fina. Isto porque o edema pós-operatório, principalmente da ponta nasal, leva mais tempo para ser reabsorvido.  

Em todos os casos, o acompanhamento pós-operatório da Rinoplastia é importante. No geral, e sempre dependendo de cada caso, as consultas (presenciais e/ou por teleconsulta) são realizadas com a seguinte periodicidade:

  • 7 dias após o procedimento;
  • 10 a 14 dias após o procedimento;
  • 30 dias após o procedimento;
  • 6 meses após o procedimento;
  • 1 ano após o procedimento.

“Nestas consultas, nós realizamos exames clínicos e avaliamos o processo de cicatrização e reabsorção do edema. Alguns pacientes, por exemplo aqueles com pele grossa, podem se beneficiar com a realização de tratamentos dermatológicos associados neste período pós operatório, otimizando o resultado final de sua Rinoplastia.”– Dr. Waldir Carreirão Neto, Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face (CRM/SC 10892 – RQE 8167).

A avaliação final mais adequada do antes e depois da Rinoplastia é feita na consulta de 1 ano, com a realização de novas fotos para comparação. Mas, dependendo do caso, as fotos também podem ser realizadas antes deste período. 

Sinta-se bem, melhore sua autoestima e respire melhor. Venha fazer sua avaliação para Rinoplastia aqui na Clínica Carreirão. Conte conosco!

Sobre o autor

Waldir Carreirão Neto

O Dr. Waldir Carreirão Neto (CRM/SC 10892 RQE 8167) é Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico Otorrinolaringologista no Hospital Universitário da UFSC. Sua área de atuação possui Ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais.

Possui Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB).

Também realizou Complementação Especializada (Fellowship) em Cirurgia Plástica Facial e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *