A papada nada mais é do que o excesso de pele e gordura abaixo do queixo. Apesar de não ser um problema de saúde, ela pode deixar as pessoas com a aparência envelhecida e flácida. Mas, felizmente, é possível tratar a papada sem cirurgia e com ótimos resultados. Abaixo, você vai entender como.
Avaliação
O primeiro passo para um bom resultado no tratamento da papada é uma avaliação bem feita. Dessa maneira, o médico dermatologista responsável poderá identificar as características de cada paciente. Assim, é possível definir qual a melhor estratégia para cada pessoa.
“De forma geral, a papada pode estar relacionada com o tamanho do queixo (mento). Algumas pessoas possuem o queixo menor ou retraído, o que faz com que a pele abaixo forme bolsas mais aparentes. Em outros casos, o paciente tem as medidas ósseas adequadas e o problema é mesmo um excesso de pele e gordura na região” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.
Escolhendo o tratamento adequado
Diversas técnicas podem ser associadas no tratamento do excesso de papada. A maioria delas é realizada de forma minimamente invasiva.
Tratamento com Ultraformer III
Para pessoas com as medidas ósseas adequadas e com excesso de pele e gordura abaixo do queixo, o tratamento pode ter início com sessões de Ultraformer III.
O Ultraformer III é um equipamento que utiliza ondas de ultrassom para provocar um efeito térmico até nas camadas mais profundas da pele. Basta a aplicação de um gel sobre o local onde o dermatologista irá deslizar o transdutor.
Com o Ultraformer III, é possível eliminar gordura (ponteira macro) e estimular a produção de colágeno na região (ponteira micro). A Dra. Marcela Camera Carreirão utiliza as duas opções na busca do melhor resultado para cada paciente. Entre os efeitos, estão:
- Lifting facial;
- Redução da papada, com melhora expressiva do contorno facial.
Cada sessão com Ultraformer III pode levar de 20 a 40 minutos. Além disso, este tratamento não irrita a pele. Dessa forma, é possível sair da sessão e ir para uma festa sem problemas.
Tratamento com fios de sustentação absorvíveis
Esta técnica moderna costuma ser associada ao tratamento das papadas nos casos em que os excessos de pele e gordura não podem ser tratados apenas com o Ultraformer III.
Neste contexto, a aplicação dos fios de sustentação (PDO, Sutura Silhouette, Filbloc) ajuda no lifting dos tecidos. Além disso, estimula a produção do colágeno através do processo cicatricial na região onde os fios são colocados.
O procedimento de lifting com fios é realizado através de pequenas agulhas finas que introduzem os fios de colágeno debaixo da pele. Para dar sustentação e diminuir a papada, a retirada da agulha é feita com a tração da pele para cima e para trás.
Com o passar do tempo, os fios são naturalmente absorvidos pelo corpo e substituídos por colágeno. Dessa forma, conferem maior firmeza e melhor qualidade da pele no local da aplicação.
O procedimento é feito com anestesia local e costuma durar 30 minutos. Assim, o retorno das atividades pode ser imediato.
Preenchimento do queixo com Ácido Hialurônico
Pessoas que possuem o queixo pequeno ou retraído aparentam ter uma papada maior. Por isso, nestes casos, o tratamento pode envolver o preenchimento do queixo com Ácido Hialurônico. Dessa forma, os tecidos ficam mais “esticados” e a aparência rejuvenesce.
O Ácido Hialurônico é uma substância presente de forma natural no nosso organismo. O preenchimento do queixo, por sua vez, é realizado com agulhas e/ou cânulas.
O tratamento funciona reestruturando as formas e contornos de forma sutil, sem perder a naturalidade. Recentemente desenvolvida, a técnica chamada MD Codes utiliza a injeção de ácido hialurônico em pontos específicos da face. Assim, é capaz de trazer um efeito lifting suave, projetando áreas da face, como o queixo.
No geral, o tempo de duração do preenchimento do queixo com Ácido Hialurônico é de 18 meses. Após isso, o paciente deve realizar preenchimentos menores, de manutenção.
“Dependendo da avaliação de cada caso, é possível ainda utilizar o preenchimento junto com o Ultraformer III e os fios reabsorvíveis. Assim, pode-se potencializar os resultados mesmo para os pacientes com papadas muito proeminentes.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.
Já os pacientes que, além da papada, sofrem com rugas na região do queixo e pescoço, podem realizar sessões de Laser Fracionado para rejuvenescer a pele. Tudo, é claro, dependendo da indicação do médico dermatologista responsável.
Cuide da sua beleza e da sua saúde! Com profissionais qualificados e experientes, é possível diminuir as papadas sem cirurgia e com ótimos resultados. A Dra Marcela Camera Carreirão está a sua disposição. Entre em contato!
Sobre o Autor
Últimos Posts
- 31/01/2024DermatologiaTudo o que você precisa saber sobre a Plataforma Morpheus
- 27/12/2023DermatologiaPele no Verão: Os Melhores Procedimentos
- 25/09/2023DermatologiaO que você precisa saber sobre PDRN
- 14/07/2023DermatologiaProtocolos para mãos, pescoço e face: novidades do Expert Summit 2023 Latino-Americano