+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Como diminuir a papada sem cirurgia?

por | 10/06/2021 | Blog

A papada nada mais é do que o excesso de pele e gordura abaixo do queixo. Apesar de não ser um problema de saúde, ela pode deixar as pessoas com a aparência envelhecida e flácida. Mas, felizmente, é possível tratar a papada sem cirurgia e com ótimos resultados. Abaixo, você vai entender como.

Avaliação

O  primeiro passo para um bom resultado no tratamento da papada é uma avaliação bem feita. Dessa maneira, o médico dermatologista responsável poderá identificar as características de cada paciente. Assim, é possível definir qual a melhor estratégia para cada pessoa.

“De forma geral, a papada pode estar relacionada com o tamanho do queixo (mento). Algumas pessoas possuem o queixo menor ou retraído, o que faz com que a pele abaixo forme bolsas mais aparentes. Em outros casos, o paciente tem as medidas ósseas adequadas e o problema é mesmo um excesso de pele e gordura na região” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC. 

Escolhendo o tratamento adequado

Diversas técnicas podem ser associadas no tratamento do excesso de papada. A maioria delas é realizada de forma minimamente invasiva. 

Tratamento com Ultraformer III

Para pessoas com as medidas ósseas adequadas e com excesso de pele e gordura abaixo do queixo, o tratamento pode ter início com sessões de Ultraformer III.

O Ultraformer III é um equipamento que utiliza ondas de ultrassom para provocar um efeito térmico até nas camadas mais profundas da pele. Basta a aplicação de um gel sobre o local onde o dermatologista irá deslizar o transdutor.

Com o Ultraformer III, é possível eliminar gordura (ponteira macro) e estimular a produção de colágeno na região (ponteira micro). A Dra. Marcela Camera Carreirão utiliza as duas opções na busca do melhor resultado para cada paciente. Entre os efeitos, estão:

  • Lifting facial;
  • Redução da papada, com melhora expressiva do contorno facial.

Cada sessão com Ultraformer III pode levar de 20 a 40 minutos. Além disso, este tratamento não irrita a pele. Dessa forma, é possível sair da sessão e ir para uma festa sem problemas.

Tratamento com fios de sustentação absorvíveis

Esta técnica moderna costuma ser associada ao tratamento das papadas nos casos em que os excessos de pele e gordura não podem ser tratados apenas com o Ultraformer III.

Neste contexto, a aplicação dos fios de sustentação  (PDO, Sutura Silhouette, Filbloc) ajuda no lifting dos tecidos. Além disso, estimula a produção do colágeno através do processo cicatricial na região onde os fios são colocados.

O procedimento de lifting com fios é realizado através de pequenas agulhas finas que introduzem os fios de colágeno debaixo da pele. Para dar sustentação e diminuir a papada, a retirada da agulha é feita com a tração da pele para cima e para trás.

Com o passar do tempo, os fios são naturalmente absorvidos pelo corpo e substituídos por colágeno. Dessa forma, conferem maior firmeza e melhor qualidade da pele no local da aplicação. 

O procedimento é feito com anestesia local e costuma durar 30 minutos. Assim, o retorno das atividades pode ser imediato.

Preenchimento do queixo com Ácido Hialurônico

Pessoas que possuem o queixo pequeno ou retraído aparentam ter uma papada maior. Por isso, nestes casos, o tratamento pode envolver o preenchimento do queixo com Ácido Hialurônico. Dessa forma, os tecidos ficam mais “esticados” e a aparência rejuvenesce.

O Ácido Hialurônico é uma substância presente de forma natural no nosso organismo. O preenchimento do queixo, por sua vez, é realizado com agulhas e/ou cânulas.

O tratamento funciona reestruturando as formas e contornos de forma sutil, sem perder a naturalidade. Recentemente desenvolvida, a técnica chamada MD Codes utiliza a injeção de ácido hialurônico em pontos específicos da face. Assim, é capaz de trazer um efeito lifting suave, projetando áreas da face, como o queixo. 

No geral, o tempo de duração do preenchimento do queixo com Ácido Hialurônico é de 18 meses. Após isso, o paciente deve realizar preenchimentos menores, de manutenção.

“Dependendo da avaliação de cada caso, é possível ainda utilizar o preenchimento junto com o Ultraformer III e os fios reabsorvíveis. Assim, pode-se potencializar os resultados mesmo para os pacientes com papadas muito proeminentes.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC. 

Já os pacientes que, além da papada, sofrem com rugas na região do queixo e pescoço, podem realizar sessões de Laser Fracionado para rejuvenescer a pele. Tudo, é claro, dependendo da indicação do médico dermatologista responsável.

Cuide da sua beleza e da sua saúde! Com profissionais qualificados e experientes, é possível diminuir as papadas sem cirurgia e com ótimos resultados. A Dra Marcela Camera Carreirão está a sua disposição. Entre em contato! 


Sobre o Autor

Marcela Carreirão
Marcela Carreirão
Formada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista, a Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 RQE 10574 e RQE14991) é especialista em Dermatologia pelo Instituto Superior de Medicina Dermatológica de São Paulo e especialista em Cirurgia Facial, Otorrinolaringologia pelo Hospital Paulista.

Possui título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); título de especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL CCF) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), membro titular da Academia Americana de Dermatologia (AAD), membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!