+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Selfies, redes sociais, nariz e rinoplastia

por | 21/07/2022 | Nariz, Rinoplastia

Se você já tirou selfies e achou o seu nariz feio, saiba que você não está sozinho. E que o problema nem sempre está no seu rosto. 

Nesse texto, o Dr. Waldir Carreirão Neto (CRM/SC 10892 RQE 8167) fala do chamado “efeito selfie” e do “efeito zoom”. E de como eles podem alterar a imagem que temos de nós mesmos nas telas. Especialmente nas selfies.

O recente aumento na procura por rinoplastias pode ser uma das consequências desses fenômenos e exige cuidados.

Efeito Zoom e Efeito Selfie

Nos últimos anos, a busca por rinoplastias aumentou significativamente. E, durante a pandemia, observou-se um crescimento ainda maior nesse número. 

Entre os motivos para isso, está o “efeito zoom”. Nome que faz referência a um dos programas de videoconferência mais acessados pelo público. 

O efeito zoom é uma consequência do maior número de reuniões on-line, de lives e da exposição crescente nas redes sociais. Ele altera a nossa percepção sobre a nossa própria imagem nas telas e selfies.

E, além dos fatores psicológicos, existe uma explicação tecnológica para isso. 

Um estudo publicado no JAMA Facial Plastic Surgery em 2018 mostra que a maioria das câmeras de smartphones distorcem a nossa aparência. Especialmente as câmeras frontais, utilizadas para fotos de curta distância, principalmente selfies.

Em alguns casos, nosso nariz pode parecer até 30% maior ou mais largo nos autorretratos. 

No entanto, com a necessidade cada vez maior de realizar selfies, videoconferências e postar suas imagens em redes sociais, muita gente fica incomodada. E um dos principais efeitos disso pode ser visto no aumento das buscas por rinoplastia, a cirurgia plástica do nariz. 

Na liderança

Tradicionalmente, a lipoaspiração e o implante de próteses mamárias lideram os rankings de procura na área da cirurgia plástica. Porém, o termo rinoplastia foi mais buscado no Google Trends nos primeiros meses de 2022 do que a lipoaspiração. 

Uma pesquisa realizada também no Google Trends e divulgada em uma matéria do jornal Folha de São Paulo, aponta que em 2020 houve aumento de até 4.800% nas buscas pelo termo “rinoplastia” em relação aos cinco anos anteriores.

Além disso, a cirurgia do nariz foi o procedimento facial mais realizado entre os brasileiros em 2020, de acordo com a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF). 

O Brasil também liderou o ranking da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês) em 2020. Segundo o levantamento do ISAPS, 87.879 rinoplastias foram feitas no Brasil.

Cuidados para uma boa rinoplastia

Mesmo popular, não podemos esquecer: a rinoplastia é um procedimento cirúrgico que requer uma avaliação detalhada de cada caso. Ela envolve estruturas estéticas e funcionais nobres do nosso corpo. 

Por isso, apesar da procura cada vez maior, é preciso alguns cuidados. Um dos principais é procurar um médico cirurgião experiente, competente e qualificado. Este profissional será capaz de, através de uma anamnese detalhada, exame físico e fotos digitais padronizadas (onde elimina-se as distorções do efeito selfie), avaliar qual a melhor conduta para seu caso.

No texto “Como escolher o cirurgião certo para a rinoplastia” o Dr. Waldir Carreirão Neto nos ensina que é importante:

  • Verificar o currículo: Onde o cirurgião se formou? Onde fez a residência médica? Quais as especializações o médico realizou na área específica do Nariz e da Face?
  • Verificar o tempo de atuação na área: Experiência faz a diferença na Rinoplastia. Há quanto tempo o médico realiza esse tipo de procedimento? Ele tem a Rinoplastia como foco de atuação?
  • Verificar as atualizações: O médico cirurgião participa de cursos e congressos? É palestrante frequente desses eventos? Conhece e utiliza as tecnologias mais atuais na área? Oferece as técnicas mais atuais no campo da Rinoplastia aos seus pacientes?
  • Verificar resultados reais: Conversar com pacientes reais que já tenham realizado sua Rinoplastia com o médico que você está pesquisando é fundamental. Conhecer resultados de longo prazo (12 meses de pós-operatório) comparando as fotos do antes e depois também ajudam a realizar uma avaliação mais precisa.

Orientação

Por tudo isso, é muito importante que você faça a sua rinoplastia com um médico cirurgião especialista no procedimento. Ele poderá fazer uma avaliação precisa do seu nariz, identificar se suas queixas são compatíveis com o real formato de seu nariz e lhe indicar o melhor caminho a ser seguido. Especialmente se você estiver insatisfeito com a sua aparência nas selfies. 

A Rinoplastia é uma alternativa excelente para aperfeiçoar os contornos do nariz. Porém, é muito importante que o paciente realize uma avaliação médica detalhada, com fotos e exames padronizados, antes de sua cirurgia. Somente assim é possível ter uma ideia mais fidedigna do real formato do seu nariz. 

Da mesma forma, a avaliação do resultado final de sua rinoplastia deve sempre ser realizada através das mesmas fotos e imagens padronizadas realizadas antes da cirurgia. 

Autoavaliações realizadas pelo próprio paciente através de imagens capturadas pelo celular (selfies) podem provocar distorções da imagem do nariz. O que pode causar a impressão de um resultado final ruim após uma rinoplastia . 

Na clínica carreirão, o pré-operatório da rinoplastia envolve consultas com o especialista, exames com fotos padronizadas e simulações computadorizadas. Dessa forma, é possível diferenciar as características reais do nariz das distorções provocadas pelas câmeras.

Clique aqui e marque a sua consulta!

Cuide da sua estética e da sua saúde. O Dr. Waldir Carreirão Neto é especialista em rinoplastia e pode lhe ajudar!

Sobre o Autor

Waldir Carreirão
Waldir Carreirão
O Dr. Waldir Carreirão (CRM/SC 10892 RQE 8167) possui Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Associação Médica Brasileira (AMB).

Também realizou Complementação Especializada (Fellowship) em Cirurgia Plástica Facial e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies (IFFPSS).

É Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Graduação de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico Otorrinolaringologista no Hospital Universitário da UFSC. Sua área de atuação dentro da Otorrinolaringologia possui Ênfase em Rinoplastia e Cirurgias Nasais.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!