+55 (48) 3223.7658

+55 (48) 99138.4455

Clínica Carreirão

TROMPOWSKY CORPORATE
AV. TROMPOWSKY, 291 MEDICAL TOWER – SALA 504
CENTRO – FLORIANÓPOLIS/SC

Rinomodelação: indicações e cuidados

por | 19/04/2021 | Blog, Nariz

A Rinomodelação é uma alternativa não cirúrgica para quem deseja realizar pequenas correções estéticas no nariz. Com ela, é possível deixar o nariz e a face mais harmoniosos  e alcançar resultados muito positivos. No entanto, para isso, alguns cuidados são necessários.

Abaixo, veremos as indicações e como é realizada a rinomodelação.

Como é realizada a rinomodelação?

Diferente da Rinoplastia Cirúrgica, a Rinomodelação não exige cortes. Ela é realizada a partir da injeção de produtos preenchedores, especialmente o ácido hialurônico.   

Vale ressaltar que na Clínica Carreirão, a Rinomodelação é realizada após uma avaliação rigorosa. Dra. Marcela Carreirão é Médica Dermatologista e Otorrinolaringologista. Especialista em duas áreas médicas, ela identifica as principais queixas dos pacientes. Faz o planejamento da Rinomodelação de forma precisa e segura. 

Além disso, contamos com uma avaliação multidisciplinar: o Dr Waldir Carreirão Neto, nosso Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face, com atuação focada em Rinoplastias Cirúrgicas, também avalia cada caso. 

Dessa forma, como uma avaliação conjunta, o planejamento de cada caso torna-se individualizado e mais assertivo. Por exemplo, fica mais fácil analisar qual a melhor alternativa para cada paciente: uma Rinomodelação ou uma Rinoplastia Cirúrgica

“A Rinomodelação é feita após a completa assepsia do local e com anestesia tópica (em creme). Assim, cuidadosamente, nós injetamos o ácido hialurônico nos locais determinados, provocando as alterações estéticas desejadas.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.

No geral, o tempo médio da Rinomodelação é de 30 minutos. O procedimento não costuma doer, mas pode provocar inchaço por algumas horas e hematomas que se desfazem em pouco tempo.  

Principais Indicações da Rinomodelação

O procedimento é indicado para casos, como:

  • Elevar a ponta do nariz.
  • Corrigir pequenas assimetrias entre os dois lados do nariz.
  • Correção da giba nasal pouco elevada (dorso do nariz), naqueles casos em que a raiz nasal é baixa, suavizando o perfil do nariz. 
  • Pequenas correções / retoques pós rinoplastias cirúrgicas.

Vale ressaltar que a Rinomodelação é realizada a partir da utilização de um preenchimento, o ácido hialurônico. Com isso, as assimetrias são corrigidas com a aplicação de volume no nariz. 

“Dessa forma, a Rinomodelação não é indicada para quem deseja, de forma geral, reduzir medidas do nariz. Ela também não é indicada para quem deseja corrigir as narinas ou baixar a ponta do nariz.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC. 

A Rinomodelação é exclusivamente estética. Ela não tem a capacidade de melhorar a função respiratória do nariz. O procedimento não é indicado para quem deseja respirar melhor. Nesses casos, o indicado é a Rinosseptoplastia Cirúrgica.

Complicações e riscos

Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, a Rinomodelação exige cuidados.

“O nariz é um órgão terminal. As alterações nos vasos sanguíneos e nervos dessa região podem provocar efeitos colaterais graves. Por isso, é importante que a rinomodelação seja realizada por um profissional experiente e capacitado.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.

Embora raros, nos casos mais graves, a realização inadequada do procedimento pode levar a necrose do nariz, cegueira e ondulações na área aplicada.

“Por isso, é fundamental que, ao decidir pelo procedimento, o paciente escolha um profissional qualificado. De preferência, um médico especialista Dermatologista, Otorrinolaringologista ou Cirurgião Plástico. Além disso, é muito importante que o médico, além de especialista, tenha área de atuação com ênfase em Tratamentos da Face e Nariz.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.

Em caso de dúvidas sobre Rinomodelação, entre em contato conosco e realize seu procedimento com segurança e precisão.


Sobre o Autor

Marcela Carreirão
Marcela Carreirão
Formada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista, a Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 RQE 10574 e RQE14991) é especialista em Dermatologia pelo Instituto Superior de Medicina Dermatológica de São Paulo e especialista em Cirurgia Facial, Otorrinolaringologia pelo Hospital Paulista.

Possui título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); título de especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL CCF) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), membro titular da Academia Americana de Dermatologia (AAD), membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.
Agendar Consulta
Olá! Agende sua consulta aqui!