A Rinomodelação é uma alternativa não cirúrgica para quem deseja realizar pequenas correções estéticas no nariz. Com ela, é possível deixar o nariz e a face mais harmoniosos e alcançar resultados muito positivos. No entanto, para isso, alguns cuidados são necessários.
Abaixo, veremos as indicações e como é realizada a rinomodelação.
Como é realizada a rinomodelação?
Diferente da Rinoplastia Cirúrgica, a Rinomodelação não exige cortes. Ela é realizada a partir da injeção de produtos preenchedores, especialmente o ácido hialurônico.
Vale ressaltar que na Clínica Carreirão, a Rinomodelação é realizada após uma avaliação rigorosa. Dra. Marcela Carreirão é Médica Dermatologista e Otorrinolaringologista. Especialista em duas áreas médicas, ela identifica as principais queixas dos pacientes. Faz o planejamento da Rinomodelação de forma precisa e segura.
Além disso, contamos com uma avaliação multidisciplinar: o Dr Waldir Carreirão Neto, nosso Otorrinolaringologista e Cirurgião da Face, com atuação focada em Rinoplastias Cirúrgicas, também avalia cada caso.
Dessa forma, como uma avaliação conjunta, o planejamento de cada caso torna-se individualizado e mais assertivo. Por exemplo, fica mais fácil analisar qual a melhor alternativa para cada paciente: uma Rinomodelação ou uma Rinoplastia Cirúrgica.
“A Rinomodelação é feita após a completa assepsia do local e com anestesia tópica (em creme). Assim, cuidadosamente, nós injetamos o ácido hialurônico nos locais determinados, provocando as alterações estéticas desejadas.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.
No geral, o tempo médio da Rinomodelação é de 30 minutos. O procedimento não costuma doer, mas pode provocar inchaço por algumas horas e hematomas que se desfazem em pouco tempo.
Principais Indicações da Rinomodelação
O procedimento é indicado para casos, como:
- Elevar a ponta do nariz.
- Corrigir pequenas assimetrias entre os dois lados do nariz.
- Correção da giba nasal pouco elevada (dorso do nariz), naqueles casos em que a raiz nasal é baixa, suavizando o perfil do nariz.
- Pequenas correções / retoques pós rinoplastias cirúrgicas.
Vale ressaltar que a Rinomodelação é realizada a partir da utilização de um preenchimento, o ácido hialurônico. Com isso, as assimetrias são corrigidas com a aplicação de volume no nariz.
“Dessa forma, a Rinomodelação não é indicada para quem deseja, de forma geral, reduzir medidas do nariz. Ela também não é indicada para quem deseja corrigir as narinas ou baixar a ponta do nariz.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.
A Rinomodelação é exclusivamente estética. Ela não tem a capacidade de melhorar a função respiratória do nariz. O procedimento não é indicado para quem deseja respirar melhor. Nesses casos, o indicado é a Rinosseptoplastia Cirúrgica.
Complicações e riscos
Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, a Rinomodelação exige cuidados.
“O nariz é um órgão terminal. As alterações nos vasos sanguíneos e nervos dessa região podem provocar efeitos colaterais graves. Por isso, é importante que a rinomodelação seja realizada por um profissional experiente e capacitado.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.
Embora raros, nos casos mais graves, a realização inadequada do procedimento pode levar a necrose do nariz, cegueira e ondulações na área aplicada.
“Por isso, é fundamental que, ao decidir pelo procedimento, o paciente escolha um profissional qualificado. De preferência, um médico especialista Dermatologista, Otorrinolaringologista ou Cirurgião Plástico. Além disso, é muito importante que o médico, além de especialista, tenha área de atuação com ênfase em Tratamentos da Face e Nariz.” – Dra. Marcela Camera Carreirão (CRM/SC 18545 – RQE 14991), Dermatologista em Florianópolis/SC.
Em caso de dúvidas sobre Rinomodelação, entre em contato conosco e realize seu procedimento com segurança e precisão.
Sobre o Autor
Últimos Posts
- 31/01/2024DermatologiaTudo o que você precisa saber sobre a Plataforma Morpheus
- 27/12/2023DermatologiaPele no Verão: Os Melhores Procedimentos
- 25/09/2023DermatologiaO que você precisa saber sobre PDRN
- 14/07/2023DermatologiaProtocolos para mãos, pescoço e face: novidades do Expert Summit 2023 Latino-Americano